Notícias #NoticiasDaCâmara

22/Abr 2021

André Pierobon defende contratação de psicólogos e flexibilização de acesso de pedestres nas balsas

A contratação de psicólogos, em caráter de urgência, para atendimento à população, por meio dos PSF´s do município, foi a solicitação feita pelo vereador André Pierobon ao prefeito Felipe Augusto na sessão de terça-feira, 20. Em outro trabalho, ele reivindicou, à Dersa, a flexibilização e autorização para o acesso dos pedestres nas embarcações (balsas) na travessia São Sebastião-Ilhabela em horários específicos (período da manhã - das 6h30 às 8h - e período da tarde - das 16h30 às 18h), considerando todos os protocolos de higienização para prevenção da COVID-19.
No primeiro trabalho, encaminhado à Prefeitura de São Sebastião, Pierobon justificou, no Requerimento nº 182/2021, a importância dos profissionais em Psicologia que "ajudam as pessoas a superarem e gerenciarem problemas de relacionamento, ansiedade, medo, estresse, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias, psicoeducação de filhos, entre dezenas de outros fatores, além de ajudar aquelas pessoas que desejam aumentar seu nível de autoconhecimento".
Conforme Pierobon, "em tempos de pandemia, o estudo da Psicologia se mostra cada vez mais importante em contextos clínicos, de assistência social e de políticas públicas. São muitas as funções que o psicólogo desenvolve que são essenciais em tempos de COVID-19", afirmou o vereador, que pediu informações à administração sobre o número atual de psicólogos que atendem todo o município pela rede pública, quais as regiões com maior número de atendimentos e se a quantidade de profissionais atende satisfatoriamente as demandas da cidade.
O parlamentar também quer saber se a Prefeitura possui processo para contratação de mais psicólogos (rede) para atendimento, à população, por meio dos dos PSF?s do município. Caso positivo, qual o prazo para início do processo de seleção e contratação e quais os critérios utilizados para seleção e contratação desses profissionais.
Dersa
Já, no Requerimento nº 187/2021, Pierobon solicitou à Dersa a flexibilização e autorização para o acesso dos pedestres nas embarcações (balsas) na travessia São Sebastião-Ilhabela em horários específicos. No período da manhã, das 06h30 às 08h, e, à tarde, das 16h30 às 18h, considerando todos os protocolos de higienização para prevenção da COVID-19.
O vereador explicou que o ?sistema de São Sebastião/Ilhabela é atendido pelas lanchas LS 02 (capacidade de 370 pessoas) e a LS 05 (capacidade de 450 pessoas). Com a nova determinação, só será permitido o embarque de 50 pessoas na LS 02 e 70 na LS 05?. No entanto, é "grande o número de trabalhadores que utilizam diariamente o sistema de travessias São Sebastião - Ilhabela e, por vezes, são prejudicados em seus horários de trabalho".
E, além disso, segundo Pierobon, a redução no número da capacidade de pessoas nos embarques das lanchas (em respeito aos protocolos de higienização/COVID-19) tem gerado dificuldades e prejuízos ao grande número de usuários/trabalhadores diariamente.
Diante dessas justificativas é que o vereador solicitou essa flexibilização e autorização para acesso dos pedestres nas embarcações em horários específicos lembrando, ainda, que "as balsas são meios de transporte/travessia que agilizam o transporte dos pedestres, principalmente em horários específicos, nos inícios e finais de expedientes dos usuários/trabalhadores".

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário