Notícias #NoticiasDaCâmara

18/Ago 2021

André Pierobon aborda programa de fomento ao emprego e renda, PEAD e cartões da Ecobus

A preocupação com o mercado de trabalho pós-pandemia exigirá novos desafios como projetos de fomento de emprego e renda no município. Esse foi um dos temas dos trabalhos do vereador André Pierobon, aprovado na sessão de terça-feira (17).Em outro, ele pediu informações ao Executivo sobre critérios para seleção e convocação dos trabalhadores através do Programa Emergencial de Auxilio-Desemprego (PEAD) no Município.
Pierobon também apresentou requerimento à Empresa Auto Viação São Sebastião (Ecobus) pedindo informações sobre o repasse dos valores creditados nos cartões (BUSSCARD) dos usuários de transporte coletivo da Ecobus.
"As expectativas para o mercado de trabalho pós-pandemia são uma das questões preocupantes e necessárias de se pensar nesse momento. Diante do novo desafio, a Prefeitura possui quais programas para a geração de emprego e renda em nosso município?", questionou Pierobon no Requerimento nº 369/2021.
Ele comentou que o Centro Integrado Profissionalizante (CIP) realiza vários cursos ao longo do município e se existe algum estudo que indica os cursos demandantes no município. Caso contrário, quais motivos justificam a ausência desses indicadores. Ele também quer saber se a Prefeitura possui incentivo para a estruturação/inserção dos profissionais que realizam cursos no CIP ao mercado de trabalho.
Pierobou citou a realização do curso profissionalizante gratuito em técnicas e estratégicas para produtos de moda do Programa Empreenda Rápido, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Para complementar a capacitação da mão-de-obra em corte e costura, na busca de geração de emprego e renda, ele pediu informações se existe a possibilidade de ser promovido programa para estruturar uma cooperativa desses profissionais para produzirem os uniformes das secretarias de educação, esporte, saúde e segurança, entre outras.
Segundo Pierobon, "o momento que estamos atravessando, se faz necessária extrema dedicação na busca de alternativas para a geração de emprego e renda em nosso município". Por essa razão, ele pediu, ainda, programa de aperfeiçoamento da mão-de-obra local, junto com a Petrobras, para que esses profissionais possam trabalhar nas empresas que prestam serviços no TEBAR.
PEAD
Informações sobrecritérios para seleção e convocação dos trabalhadores através do Programa Emergencial de Auxilio-Desemprego (PEAD) foram solicitadas por Pierobon, ao Executivo, no Requerimento nº 381/2021. Ele justificou que o PEAD "tem caráter assistencial e proporciona ocupação, qualificação profissional e renda, que visa atender cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade ocasionada pelo desemprego".
Pierobon quer saber quais os critérios utilizados para a inclusão dos trabalhadores no PEAD, a descrição das atividades do programa e lotação dos trabalhadores nas Secretarias Municipais, a relação dos inscritos, além da avaliação socioeconômica dos candidatos inscritos. Pierobon também pediu o parecer de profissionais das áreas assistenciais e relação de inscritos em espera para uma vaga no programa.
Busscard
No Requerimento nº 386/2021, Pierobon solicitou informações à empresa Auto Viação São Sebastião Ltda (Ecobus) sobre o repasse dos valores creditados nos cartões (Busscard) dos usuários de transporte coletivo da empresa.
De acordo com o vereador, "a falta de transparência no processo de restituição dos referidos valores aos usuários do Transporte Público Coletivo, tem gerado transtornos aos mesmos e acarretando em prejuízos financeiros aos munícipes e muitos ainda se encontram em estado de vulnerabilidade".
Por essa razão, pediu detalhes do valor total do repasse creditado nos cartões (Busscard) dos usuários de transporte coletivo do município e qual o prazo estipulado para esse repasse.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário