Notícias #NoticiasDaCâmara

06/Mar 2024

REIS PEDE ADESÃO AO PROGRAMA “ALFABETIZA SÃO PAULO” E CENTRO COMUNITÁRIO EM BORACEIA

O vereador José Reis solicitou informações ao Executivo sobre a possibilidade de adesão do município de São Sebastião ao programa "Alfabetiza Juntos SP" lançado no último dia 20, pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com a meta de alcançar 90% de crianças leitoras até 2026.

Reis esclarece que o Governo do Estado de São Paulo pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual, com a meta de alfabetizar crianças de até sete anos de idade, por meio do programa "Alfabetiza Juntos SP".

Segundo Reis, o programa foi criado por meio decreto, para que se efetive como política pública de Estado, e trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP), em parceria com a Aliança, coalizão formada pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, conforme matéria publicada no Portal do Governo de São Paulo.

Defendendo sua iniciativa, o vereador explica que o Governo do Estado se responsabilizará pelo envio de material didático aos municípios, pela formação dos professores e ampliação da aplicação da Avaliação da Fluência Leitura, pela Secretaria da Educação, implantada no ano passado, em duas etapas, para balizar as ações do Alfabetiza Juntos SP, sendo que, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas na rede estadual e em 600 municípios participantes eram consideradas leitores iniciantes ou fluentes.

CENTRO COMUNITÁRIO EM BORACEIA

Em outro requerimento, Reis olicita informações ao Executivo sobre projetos para construção de um Centro Comunitário no bairro de Boracéia, Costa Sul de São Sebastião. Ele diz que o equipamento é importante considerando a necessidade de espaços adequados e equipamentos públicos para a prática de atividades esportivas, oficinas culturais, realização de cursos e palestras aos moradores e também de reuniões da comunidade, que é uma das principais reivindicações nos bairros da Costa Sul que carecem dessas unidades.

O parlamentar ressalta que a comunidade de Boracéia, com exceção do espaço da quadra de esportes na escola municipal, não conta com outra estrutura para realização de eventos, encontros, cursos e demais atividades, bem como também não possui equipamentos para poder praticar esportes, caminhadas e atividades de lazer.

Reis lembrou que  já solicitou esse benefício anteriormente, através dos requerimentos 102/2009, 07/2010, 96/2012, 280/2013, 140/2015, 453/2015, 587/2017 e 408/2019, e que refaz a solicitação atendendo a várias reivindicações da população que, constantemente cobra essas melhorias.



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário