Notícias #NoticiasDaCâmara

23/Abr 2025

Professor Alex cobra cursos de qualificação voltados ao setor portuário em São Sebastião

A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (22), o requerimento do vereador Professor Alex Damasceno que trata da criação de cursos profissionalizantes voltados ao setor portuário no município.

Na proposta, o parlamentar solicita ao Executivo informações sobre planos existentes para qualificação técnica, parcerias com instituições como SENAI, ETEC e FATEC, e a capacidade do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) para ofertar cursos nas áreas de operação de cargas, segurança e trabalho portuário.

Segundo o vereador, a ausência de formação especializada tem impedido a população local de ocupar vagas mais qualificadas no Porto de São Sebastião, gerando evasão de renda e frustração entre trabalhadores. 

“Hoje, grande parte dos trabalhadores do porto são da Topolândia, mas, infelizmente, sem qualificação profissional. A carga pesada fica para os nossos moradores. Os cargos que exigem qualificação acabam indo para pessoas de fora.”

Durante o discurso, ele citou o risco de novos postos de trabalho criados pela ampliação do porto não serem ocupados por sebastianenses. “Imagine: a oportunidade de ganhar um bom dinheiro aqui surgindo e os nossos moradores não serem empregados. Virem de São José dos Campos para trabalhar aqui por falta de qualificação.”

Foto: Luciano Vieira | CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário