Notícias #NoticiasDaCâmara

07/Jun 2019

História do Legislativo

Esse era o Regimento Interno da Câmara de São Sebastião, em 1918. É um conjunto normas, aprovado em plenário, com o objetivo de regulamentar o funcionamento da Casa de Leis.

Na época em que esse documento estava em vigor, o Brasil vivia o período, que hoje é chamado de República velha, que se dividiu entre a República da Espada - com os governos de Marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Morais - e a República dos Coronéis, que ficou marcada pelo voto de cabresto.

Neste período da história, a Câmara era composta por oito vereadores.

Seis deles compunham o Parlamento: Leopoldo Gonçalves de Oliveira Santos (Presidente de 01/06/1917 a 16/06/1922), Sebastião Silvestre Neves, Estevão (Steffano) Pacini, João Carlos de Oliveira, Manoel Ferreira de Mattos, Anacleto de Moraes.

Os outros dois vereadores, Antônio da Silva Salinas e Benjamin Orselli, foram eleitos pela Câmara para os cargos de prefeito e vice- prefeito.

Ops! Mas, como assim? Isso mesmo que você leu. Naquela época, os cargos para o Poder Executivo eram escolhidos entre os vereadores.

Isso é apenas uma pequena parte da longa história da nossa Câmara, que começou em 1636. 

Se, por acaso, for parente de alguns dos antigos vereadores e quiser nos ajudar com informações para as nossas pesquisas, por favor, entre em contato pelo telefone: 3892- 6265 ou envie e-mail para: arquivopublicocamara@saosebastiao.sp.leg.br



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário