Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xNa quinta-feira (06/04), os coordenadores do Arquivo Público da Câmara de São Sebastião, ligados aos departamentos de Recursos Humanos, Ouvidoria, Diretoria Parlamentar e Gestão Documental, participaram de reunião técnica no Centro de Assistência aos Municípios (CAM), órgão do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Durante a visita, os funcionários conheceram os métodos de higienização e restauro de papéis, aprenderam novas formas de manuseio e armazenamento, além de terem acesso à área restrita, onde estão os documentos de importância histórica, como a Constituição do Estado de São Paulo, de 1891.
O objetivo da visita foi esclarecer dúvidas e obter novas informações sobre os procedimentos que visam preservar e restaurar os documentos antigos, guardados no acervo da Câmara Municipal.
Atualmente, o acervo do Legislativo possui documentos que datam do início do século XVIII, período em que o Brasil ainda era colônia de Portugal e vivia-se no sistema escravagista.
Na próxima quinta-feira (13/04), será a vez dos funcionários ligados aos departamentos de Administração, Financeiro e Gestão Documental visitarem o Arquivo Público de São Paulo.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a administração pública é responsável pela gestão dos seus documentos, ou seja, todo o processo complexo e dinâmico de produção, classificação, tramitação, descrição, conservação e acessibilidade.
"A qualificação dos funcionários é fundamental para constituirmos um arquivo que possa contribuir para tomadas de decisões e para comprovações de direitos e deveres, assim como um lugar de memória", explica a coordenadora do Arquivo da Câmara, Daniela Outi.
Legislatura - O Arquivo Público da Câmara Municipal foi instituído através da Resolução 04/2018 e, atualmente, é responsável por estabelecer e divulgar as diretrizes e as normas de gestão e preservação de documentos.
Além disso, o Arquivo Público cumpre as diretrizes da Tabela de Temporalidades de Documentos, aprovadas através da Resolução 06/2019, coordenando a eliminação daqueles desprovidos de valor e garantindo a preservação dos documentos de valor histórico, probatório e informativo.
Também cabe ao setor, propor programas de ação educativa destinados a estreitar o vínculo da instituição com a comunidade e com vistas à recuperação da memória coletiva e às pesquisas sobre a história do Município a partir do acervo sob sua guarda.
O Arquivo Público da Câmara de São Sebastião está localizado na Rua Expedicionários Brasileiros, 239, no centro histórico. O telefone é (12) 3512- 8920.
27 Jul 2023 |
A Câmara de São Sebastião, por meio do Departamento de Gestão de Documentos e Arquivos, realizou nesta manhã, dia 27, a palestra sobre Higienização de Documentos em Suporte Papel - Preservação e Acondicionamento - para os funcionários do Legislativo. D..
06 Jun 2023 |
Em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, 09 de junho, a Câmara de São Sebastião apresenta a Exposição Caiçara, com a curadoria de Silvia Regina do Amparo e Tony Penedo. A mostra, que teve início na terça-feira (06/06), permanecerá aberta ao pú...
13 Abr 2023 |
Nesta quinta- feira (13/04), os funcionários da Câmara de São Sebastião estiveram no Arquivo Público do Estado de São Paulo em busca de informações para melhorar a gestão de arquivo e documentos. A equipe formada pelos coordenadores André Lage (finance...