Notícias #NoticiasDaCâmara

11/Mar 2021

Ercílio defende inscrição nos programas Saúde nas Escolas, Crescer Saudável e Estratégia NutriSUS

O vereador Ercílio de Souza solicitou informações ao Executivo sobre a possibilidade de o município se inscrever nos programas Saúde nas Escolas, Crescer Saudável e Estratégia NutriSUS.

No Requerimento nº 87/2021, aprovado na última sessão do Legislativo, ele apontou a importância dos três programas como o Saúde nas Escolas, lançado em 2007, com a proposta de desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças com os educandos de escolas públicas, com articulação e planejamento conjunto das equipes de saúde e de educação básica no território.

Ele explicou que a adesão ao PSE acontece a cada dois anos, em processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de Saúde e Educação com os Ministérios da Saúde e da Educação. O investimento anual do Governo Federal, no último ciclo do PSE foi de R$ 89 milhões. Mais de 90% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa no ciclo 2019/2020. As ações envolveram um universo de mais de 20 milhões de estudantes de 85.706 escolas e mais de 36 mil equipes da atenção básica do SUS, conforme apontou em seu trabalho.

Já, o Programa Crescer Saudável é o conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no País por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde nas Escolas (PSE), para as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I. Segundo Ercílio, as atividades que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.

Com a proposta de potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle da anemia e outras carências nutricionais específicas na infância, o Programa Estratégia NutriSUS ocorre em dois ciclos de fortificação planejados dentro de um ano letivo em creches públicas ou conveniadas ao poder público. Um ciclo é executado no primeiro semestre do ano e outro no segundo semestre do ano, com intervalo de 3 a 4 meses entre eles, explicou o vereador em sua propositura.


Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário