Notícias #NoticiasDaCâmara

31/Mai 2019

Câmara é sede de audiência pública da Secretaria de Saúde

Na quinta-feira (30/05), a Câmara recebeu os técnicos das Secretarias de Saúde e da Fazenda para as audiências de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2019.

A primeira audiência teve início às 16h e abordou assuntos relacionados à saúde.

O presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, José Reis, questionou a respeito do projeto de informatização da rede pública saúde.

O secretário de Saúde, Wilmar Ribeiro do Prado, informou que já foi feita licitação da empresa que ficará responsável pelo projeto, no entanto, antes disso, será necessário melhorar a estrutura das unidades para receber os equipamentos. "Hoje, nosso maior objetivo é melhorar a estrutura elétrica dos prédios das unidades, onde faltam tomadas e poste padrão", explica.

OBRAS - O parlamentar Elias Rodrigues questionou sobre as melhorias que o governo vem fazendo na estrutura física dos prédios das unidades.

Prado fez um resumo sobre as obras que estão em andamento. Na costa norte, o secretário afirmou que a obra da UBS do Canto do Mar, com PSF e CAPS AD, está sendo custeada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

No bairro da Enseada, ele afirmou que será construída uma nova Unidade Básica de Saúde, no Campo do Guarani e que a reforma da UBS do Morro do Abrigo, com ampliação, já está licitada e deve iniciar em breve.

Sobre o Centro de Reabilitação da Topolândia, o secretário explicou que será feita a troca de todos os equipamentos e mobiliário, além de ampliado o serviço oferecido à população. "O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Topolândia deve ser inaugurado em breve", afirmou.

As UBS´s de Barequeçaba e Maresias deverão ser reformadas, sendo que a última será feita com recursos do BID.

"Nosso objetivo era reformar ou construir seis unidades de saúde com recursos do Banco Interamericano, mas conseguimos apenas três devido à falta de área com matrícula", explica.

O secretário explicou que a falta de área regularizada fez com que as unidades de saúde Juquehy 2, Cambury e Barra do Sahy, na costa sul, não fossem contempladas com recursos do BID.

EQUIPAMENTOS - O vereador Daniel Simões questionou o secretário sobre a falta do exame de cardiotocografia, que avalia a vitalidade fetal, e o aparelho de raio- x, no Pronto Atendimento de Boiçucanga.

O secretário explicou que o aparelho de raio- x já foi comprado pelo governo, mas antes de instalar será necessário adequar o sistema elétrico da unidade. Sobre o exame de cardiotocografia solicitou à sua equipe que tomasse providências para resolver o problema.

O vereador Felipe Cardim elogiou a equipe da saúde pelo esforço em arrumar vagas de atendimento aos moradores nos hospitais de referência no Vale do Paraíba e Estado de São Paulo, o sistema de "bolsões de vagas".

O parlamentar Diogo Nascimento, que está afastado do cargo de vereador, fez três questionamentos durante a audiência. Nascimento perguntou sobre o atendimento na UBS da Enseada, a instalação de ar- condicionado na UBS do Morro do Abrigo e o atendimento às crianças com espectro autista.

O secretário explicou que está sendo feita um estudo para redistribuir o atendimento nas unidades/ por área, pois o último ocorreu em 2000. Sobre o atendimento às crianças, foi informado que, atualmente, 50 são atendidas na rede pública e que 12 aguardam o diagnóstico de espectro autista.



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário