Notícias #NoticiasDaCâmara

24/Mar 2021

Reis pede unidade da APAE e CAPS na Costa Sul

A necessidade de instalação de uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e também do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) 1 na Costa Sul foi defendida pelo presidente José Reis em seus trabalhos na última sessão desta terça-feira, 23. No Requerimento nº 108/2021, Reis pediu informações ao Executivo sobre andamento de estudos visando a instalação da APAE na região.
Segundo Reis, a APAE, com sede na Rua Abdala Cecílio, 46, no bairro Pontal da Cruz, região central do município, atende 125 pessoas, entre crianças e adultos, sendo que cerca de 30% são moradores na Costa Sul, que enfrentam muitas dificuldades de locomoção e acesso devido à distância até o centro da cidade por falta desse atendimento na região, explicou.
O vereador voltou a reforçar a solicitação, que já tinha sido feita nos requerimentos nº. 390/2018 e nº 443/2019, atendendo à uma necessidade solicitada pelos pais de alunos da APAE. Ele citou que esse pedido também foi tema de reunião, em 2 de fevereiro deste ano, realizada em Boiçucanga, entre cerca de 30 pais de alunos da APAE, e a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).
No encontro, os pais alegaram as dificuldades de locomoção e transportes para o centro da cidade, principalmente em dias de chuvas, bem como a ausência de atendimento nas Unidades de Saúde na área de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Na ocasião, foi informado pela SEPEDI que a administração estava realizando levantamentos de possíveis locais para abrigar uma unidade da APAE na Costa Sul, uma vez que é necessário ter um prédio apropriado para o atendimento.
CAPS

Já, no Requerimento nº 109/2021, Reis solicitou ao prefeito Felipe Augusto e ao secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, estudos para instalação de uma unidade do CAPS 1, na Costa Sul de São Sebastião, para facilitar e ampliar o atendimento à população da região.

Em seu trabalho, citou que a unidade é fundamental no atendimento de vários problemas que afetam centenas de famílias, que precisam dessa assistência mais perto de suas casas, e que muitos pacientes de regiões distantes acabam desistindo dos atendimentos e tratamentos pela dificuldade de locomoção.
Reis comentou que a demanda tem aumentado em alguns setores de atendimento como demonstrada, recentemente, na prestação de contas da Secretaria de Saúde, relativa ao 3º quadrimestre de 2020, embora o número geral de atendimentos tenha reduzido em função do período da pandemia passando de 2.975, em 2019, para 2.010 atendimentos em 2020.
De acordo com os dados, houve aumento na procura por consultas psiquiátricas, nesse período, passando de 291 para 317, bem como no atendimento da farmácia de 619 para 681, em medicações injetáveis, de 83 para 88 e aumento expressivo no atendimento do serviço social que de 52 passou para 148 atendimentos.
Por isso, Reis pediu informações se há estudos ou projetos para levar uma unidade do CAPS para a Costa Sul e também solicitou detalhes sobre o número de pacientes da região atendidos no CAPS, da região central, bem como o percentual do aumento da demanda desse atendimento nos últimos anos.
Foto: Rafael Rodrigues/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário