Notícias #NoticiasDaCâmara

25/Ago 2021

Pierobon defende curso na área da construção naval e transporte escolar acessível

A importância da qualificação profissional na área naval para o fomento das atividades na região e a necessidade de transporte escolar acessível para alunos portadores de mobilidade reduzida foram os temas dos trabalhos apresentados pelo vereador André Pierobon na sessão de terça-feira (24).

No Requerimento nº 390/2021, o vereador pediu informações ao Executivo e Fundação de Apoio à Tecnologia, Faculdade de Tecnologia (Fatec) sobre a possibilidade de estruturar e implantar o Curso de Tecnologia em Construção Naval no Polo da Fatec, em São Sebastião.

"Otecnólogo em Construção Naval atua na área da construção de embarcações, devendo selecionar, utilizar e implementar projetos, produtos, técnicas e equipamentos, atuando na melhoria da qualidade industrial, no planejamento e no controle da construção naval. Esse profissional tem competências para trabalhar com os diferentes aspectos da construção de embarcações, estruturas de suporte, máquinas e equipamentos", afirmou Pierobon.

Segundo o vereador, entre suas possibilidades de atuação, esse profissional também "poderá planejar, organizar e controlar serviços em estaleiros, com visão estratégica e empreendedora, bem como relacionar as tendências do mercado aos princípios e conceitos de segurança e qualidade em transportes embarcados".

Pierobon frisou que a graduação de profissionais de Construção Naval visa contribuir para a inovação e melhoria de processos da produção industrial e se antecipa aos problemas, resolvendo-os e, assim, podendo minimizar custos e maximizar benefícios no transporte naval, dentro de perspectiva ética e sustentável da construção naval. Levando em conta esses benefícios, além do fomento ao mercado naval na região, o vereador propôs a implantação do Curso Superior em Tecnologia em Construção Naval no Município e, caso seja possível, pediu informações sobre previsão para que o curso possa ser concretizado para atender os estudantes de São Sebastião e região.

Transporte acessível A preocupação com o transporte escolar acessível na rede municipal de ensino para atender os alunos portadores de mobilidade reduzida foi o tema do Requerimento nº 398/2021. Pierobon justificou seu pedido levando em conta o "crescente número de matrículas realizadas por alunos com mobilidade reduzida a cada ano, o que tem gerado preocupação de pais, alunos e instituições de ensino na busca de ampliar o acesso à participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular".

Diante dessa necessidade, o vereador solicitou informações se o município disponibiliza transporte acessível, qual o número de alunos portadores de mobilidade reduzida atendidos, a quantidade de ônibus com acessibilidade que atende a rede municipal de ensino e se há certificação de curso especial de treinamento e orientação de condutores e auxiliares no transporte escolar destes alunos. Caso esse atendimento não esteja sendo disponibilizado, Pierobon quer saber se há previsão para contratação do transporte escolar acessível.

"Não há como se falar em respeito ao direito à educação sem que se assegure o conjunto de seus elementos materiais constitutivos, dentre os quais destacamos a acessibilidade à escola. Assim, o Poder Público tem como primeiro dever a oferta da escola perto da residência dos alunos, capaz de atender a demanda da comunidade onde está instalada. Inexistindo essa escola perto de casa, é dever do Poder Público ofertar transporte escolar gratuito e de qualidade para os alunos", frisou o vereador.

Foto: Luciano Vieira/ CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário