Notícias #NoticiasDaCâmara

17/Set 2025

Professor Glauber cobra volta das fanfarras nas escolas municipais

Requerimento 319/2025 pede informações ao Executivo sobre a retomada das fanfarras de percussão em três escolas do município

O vereador Professor Glauber apresentou requerimento, na sessão ordinária desta terça-feira (16), questionando a Prefeitura, a Secretaria de Educação e a Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass) sobre a retomada das fanfarras de percussão nas escolas Solange de Paula, Joana Alves dos Santos e Maria Alice Rangel, no âmbito do Projeto Música na Escola.

O documento lembra que o projeto foi criado em 2008, oferecendo aulas de música no contraturno escolar, unindo teoria e prática, e chegou a envolver cerca de mil alunos em fanfarras, bandas de percussão, melódicas e marciais. A interrupção, segundo o texto, teria causado impacto negativo no desenvolvimento cultural e social das comunidades escolares.

Fala em plenário

Em plenário, Glauber destacou a relevância da iniciativa e pediu providências. “Senhor presidente, esse é o nosso pedido. Todo mundo viu aí, dia 7 de setembro, o que o nosso maestro Josué fez lá na frente do palanque. Tava todas as autoridades presentes. Antes, do 1º ao 5º ano tinha fanfarra na escola, em um horário diferente do aluno, nunca atrapalhou. Isso aí acabou.”

“Hoje algumas escolas têm, mas é do 6º ao 9º e do 1º ao 5º não tem mais. (…) Recebi mensagens de instrutores sobre a falta — os instrumentos estão bem danificados. A gente vai procurar a secretária Marta para ver o que dá pra fazer pra ajudar os instrutores e fazer essa volta dessas fanfarras.”

O requerimento foi aprovado por unanimidade. 

Foto: Luciano Vieira | CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário