Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xA Câmara Municipal de São Sebastião aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (21), o Requerimento nº 358/2025, de autoria do vereador João Paulo Teixeira, que solicita ao Executivo a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal abrangendo o manguezal situado entre os bairros Enseada e Canto do Mar, na Costa Norte da cidade.
O vereador explicou que o trecho, localizado no entorno da Avenida Olavo Bilac, lado praia, possui aproximadamente 57 mil metros quadrados de manguezal e atualmente não está incluído em nenhuma APA municipal, por se tratar de área particular pertencente à empresa Belomar Incorporadora.
“É uma área de altíssima importância ambiental, que infelizmente vem sendo alvo de descarte irregular de lixo e até de práticas ilegais. O que nós estamos propondo é que o município avance com a criação de uma APA municipal para garantir proteção e fiscalização permanentes”, afirmou João Paulo durante a defesa do requerimento.
O parlamentar lembrou que o local já integra a Área de Preservação Permanente (APP) e está incluído no Decreto Estadual da APA Marinha nº 53.525/2008, mas sem instrumentos de gestão local que assegurem sua conservação.
“Há um abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas de moradores pedindo a criação da APA. É um movimento que vem de baixo, das pessoas que vivem ali e sentem o impacto da degradação. O poder público precisa responder a essa demanda”, disse.
João Paulo também citou o trabalho do Instituto Terra e Mar, que encaminhou à Prefeitura diversos pedidos de providência e relatórios sobre o estado de conservação do manguezal, sem retorno efetivo.
“A preservação do mangue é vital para a sobrevivência das comunidades pesqueiras e para a manutenção da biodiversidade. É berçário natural de espécies aquáticas e barreira contra a erosão. Ignorar essa área é abrir mão de um patrimônio ambiental que é da cidade”, destacou o vereador.
O requerimento questiona o Executivo sobre a intenção de criar uma APA Municipal na área, a possibilidade de negociação com os proprietários para doação ou desapropriação do terreno e, ainda, se parte das futuras receitas da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) poderá ser destinada a essa finalidade.
Com a aprovação, o requerimento será encaminhado ao Executivo Municipal, que deverá se manifestar sobre as medidas administrativas e legais para criação da APA e as possibilidades de uso de recursos da TPA para a proteção do manguezal.
Foto: Luciano Vieira | CMSS
15 Out 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião recebeu nesta terça-feira (14) o representante do Instituto Lixo Zero Brasil, Samuel Leocádio Costa, que utilizou a Tribuna Livre para apresentar a programação e os objetivos da Semana Lixo Zero 2025, que acontece de...
01 Out 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião aprovou, nesta terça-feira (30), em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar nº 06/2025, de autoria do Executivo, que institui a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) no município. A proposta foi aprovada por dez...
24 Set 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião aprovou, em primeira votação, na sessão ordinária desta terça-feira (23), o projeto de lei complementar do Executivo que cria a Taxa de Preservação Ambiental (TPA).Durante o expediente, foi lido o substitutivo encami...
17 Set 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião aprovou por unanimidade, durante a 29ª Sessão Ordinária da 33ª Reunião, realizada nesta terça-feira (16), o requerimento 321/2025, apresentado pela vereadora Henriana Lacerda. O documento solicita ao Executivo, por m...
11 Jun 2025 |
A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), o requerimento da vereadora Henriana Lacerda que solicita ao Executivo informações sobre a elaboração e execução de um plano municipal de arborização urbana...
28 Mai 2025 |
A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (27), o requerimento da vereadora Henriana Lacerda que solicita informações ao Executivo sobre a possibilidade de instalação de ecobarreiras nos rios e córregos d...