Notícias #NoticiasDaCâmara

07/Mai 2025

João Paulo Teixeira propõe estudo para criação de bolsa de estudos e ajuda de custo a universitários

A Câmara Municipal de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (6), o Requerimento nº 177/2025, de autoria do vereador João Paulo Teixeira, que solicita ao Executivo informações sobre a possibilidade de criação de uma lei municipal para concessão de bolsas de estudos e ajuda de custo a estudantes de nível técnico e universitário do município.

João Paulo defendeu a proposta como instrumento para promover inclusão, qualificação profissional e retorno social ao município. “Hoje só temos a FATEC com poucos cursos. Com isso, muitos jovens ficam sem acesso ao ensino superior por questões financeiras. A ideia é custear tanto universidades privadas quanto apoiar alunos que ingressam em universidades públicas estaduais ou federais, com contrapartida social ao município”, explicou.

O parlamentar citou como referência o programa existente em Ilhabela, que oferece bolsas de até 70% para cursos da área da saúde e 50% para os demais. “Lá, os estudantes beneficiados prestam serviço à comunidade após a conclusão do curso. Isso resolve dois problemas: o sonho de cursar uma universidade e a escassez de profissionais em áreas críticas, como medicina e psicologia”, afirmou.

O requerimento também questiona se há estudos em andamento sobre o tema, quais os percentuais possíveis de bolsa, estimativa de impacto financeiro e número de beneficiados. Além disso, sugere a realização de audiências públicas para debater o modelo ideal.

A proposta recebeu apoio dos vereadores Daniel Simões e Enfermeira Maria Angela, que destacaram experiências anteriores e projetos semelhantes debatidos com o Executivo. 

Segundo Maria Angela, o prefeito Reinaldinho já possui um projeto piloto para bolsas em medicina, com contrapartida futura de atendimento na rede municipal.

Foto: Luciano Vieira | CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário