Notícias #NoticiasDaCâmara

25/Out 2019

Frepap- LN deve propor consórcio intermunicipal para garantir atendimento aeromédico na temporada

A Câmara de São Sebastião foi sede da reunião da Frente Parlamentar do Litoral (Frepap- LN), na última quinta-feira (24/10), que teve como tema a segurança pública.

Para discutir o assunto, os vereadores se reuniram com o coronel José Eduardo Stanelis de Aquino, que está à frente do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1 - região de São José dos Campos).

Também estiveram presentes o comandante da 1ª Cia. do 20° Batalhão da Polícia Militar, Eduardo Gonsales, e o coordenador operacional do 20ª BPMI, capitão Daniel Lemes Garcia.

No início da reunião, o presidente da Frente Parlamentar, Valdir Veríssimo, vereador de Ilhabela, comunicou que havia sido negado o pedido feito ao governador de um helicóptero para apoiar as ações do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), durante a temporada de verão. "Quem respondeu esse ofício não conhece o Litoral Norte", disse.

Ao falar sobre o assunto, o coronel Stanelis explicou que esse é um assunto de governo, mas que a Polícia Militar fez uma contenção de horas de vôo para que possa trazer o helicóptero aeromédico para a região.

Após essa informação, com o objetivo de apoiar a PM, Veríssimo sugeriu que os vereadores estivessem propondo aos prefeitos a criação de um consórcio intermunicipal para custear o abastecimento da aeronave.

Drogas - Outro assunto bastante discutido na reunião foi o combate ao tráfico de drogas. De acordo com o coordenador operacional do 20ª BPMI, capitão Daniel Lemes Garcia, das 1,5 mil prisões em flagrantes feitas, este ano, aproximadamente 60% tinha relação com tráfico de drogas.

O coronel Stanelis informou ainda que o número de apreensões de drogas na região, comparando com 2018, aumentou em 62%. "A polícia atua nas conseqüências e não na causa, enquanto houver consumidor haverá fornecedor. Nós precisamos do Poder Público para mapear as regiões onde existe o tráfico de drogas e criar projetos para tirar as crianças das ruas", disse.

O vereador, Maurício Bardusco, afirmou que o Poder Legislativo também é responsável pela segurança pública e deve cobrar ações do Executivo, como a iluminação das ruas e projetos sociais.

Já o vereador Reinaldinho Moreira falou sobre a falta de união entre os vereadores para eleger um candidato a deputado da região. "Independente do partido, mas que seja da região", frisou.

Outros - O vereador Daniel Simões questionou sobre os procedimentos adotados pela PM com relação às denúncias sobre som alto.

O comandante da 1ª Cia. do 20° Batalhão da Polícia Militar, Eduardo Gonsales, explicou que não existe momento ou hora para reclamar sobre a perturbação do sossego e que a população deve denunciar sempre que se sentir incomodada.

Sobre a atividade delegada, que também foi questionada, o comandante informou que, atualmente, existem 17 policiais atuando desta forma, em São Sebastião, com uma viatura doada pela Prefeitura e três motocicletas.



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário