Notícias #NoticiasDaCâmara

21/Fev 2020

Dengue é uma das preocupações apontadas em Audiência de Saúde

De 1º de janeiro a 16 de fevereiro deste ano, o município de São Sebastião registrou 204 notificações de casos de dengue, sendo 34 confirmados e nenhum importado, 241 descartados e 19 em investigação. Porém o número aumentou para 40 confirmados em apenas quatro dias como informou a equipe da Secretaria de Saúde na última quinta-feira, 20, durante a Audiência Pública da pasta referente a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2019, realizada na Câmara Municipal.

A preocupação com essa questão foi abordada pelo presidente do Legislativo, Edivaldo Pereira Campos (Teimoso) ao abrir o encontro que contou com a presença dos vereadores José Reis, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, Elias Rodrigues, além da secretária de Saúde, Ana Cristina Rocha Soares, do diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, Carlos Eduardo Antunes Craveiro e demais representantes de vários setores da Saúde.

Combate à dengue - Apesar de São Sebastião ter 40 casos confirmados, até o último dia 20, tem aumentado, nas últimas semanas o número de notificações nas unidades de Pronto Atendimento.

A equipe da Saúde explicou que o Fumacê, questionado pelo vereador Reis para combate à dengue, foi considerado de baixa eficiência e eficácia pois os problemas estão nos criadouros, nas larvas dos ovos. A eliminação dos criadouros é o mais eficaz para o controle da dengue e muitos estão dentro das casas das pessoas.

Um método que tem sido importante na prevenção é o geoprocessamento onde é possível identificar a área do problema e atuar com mais intensidade.

O vereador Elias Rodrigues falou dos problemas de descarte irregular de lixo, entulhos e frisou a importância da limpeza dos bueiros para evitar as enchentes e focos de criadouros.

Para o vereador, o ideal seria o envolvimento da Secretaria de Educação em campanhas de conscientização junto aos alunos da rede municipal e lamentou a ausência de demais vereadores na prestação de contas.

Já, o vereador Reis também cobrou informações sobre o sistema de informatização na área de saúde e a aquisição e instalação do elevador no Centro de Saúde de Boiçucanga que foi tema de um de seus trabalhos na sessão de terça-feira,18.

A secretária Ana Soares comentou que o elevador nunca teve manutenção sendo necessária reforma completa na a estrutura e parte elétrica antes da instalação de novo equipamento como explicado também por funcionários do setor.

Atendimentos - Entre os dados gerais de toda a Secretaria de Saúde apresentados na audiência, ressalta-se o investimento, com recursos próprios, que chegou a 34,81%, acima da meta de 15% estipulada pelo Governo Federal.

Entre alguns números apresentados, os atendimentos na Atenção Básica passaram de 34.064 para 53.434 comparando com o terceiro quadrimestre de 2018.

Na odontologia, por exemplo, o número pulou de 9.503 para 13.529.

As visitas domiciliares das Unidades de Saúde também aumentaram passando de 5.650 para 11.226.

Já, o Programa Saúde na Escola atingiu 23.878 atendimentos em 2019 em comparação aos 30.530 de 2018.

Na Atenção Especializada, diminuiu o número de atendimentos no CAPS AD de 1.126 para 816, mas no CAPS I teve aumento em relação a 2018 passando de 2.899 para 2.975.

Os atendimentos na Reabilitação, no Centro Municipal da Topolândia, saltaram de 8.437 para 15.067, com destaque para a fisioterapia ortopédica, cujo atendimento passou de 2.698 em 2018 para 6.030 no 3º quadrimestre de 2019. No Centro de Reabilitação da Costa Sul os atendimentos passaram de 6.127 para 9.478.





Notícias relacionadas



Deixe um Comentário