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01/Jul 2021

Daniel Simões pede manutenção em todas as áreas de lazer e informações do retorno às aulas

A manutenção geral de todas as praças, parquinhos, academias ao ar livre e áreas de lazer ao longo de São Sebastião foi reivindicada pelo vereador Daniel Simões na sessão de terça-feira 29. Em outro trabalho, ele abordou sobre o planejamento para o retorno às aulas presenciais na rede municipal.

A necessidade de melhorias nas pracinhas, parquinhos e em todas as áreas de lazer do município foi o tema do Requerimento nº 315/2021, em que o vereador lembrou que, ?algumas praças necessitam de reparos urgentes?.

Segundo Daniel Simões, ?haja vista que os parques, áreas de lazer e academias ao ar livre têm como público alvo crianças e idosos, a falta de manutenção dos mesmos geram alto risco de periculosidade à integridade física dos supracitados?. Por isso, questionou ?qual o período em que a Prefeitura tem feito manutenção nas áreas citadas no município?.

O vereador também pediu a possibilidade de o Executivo realizar a manutenção da iluminação, dos pisos, além de instalação de lixeiras e reforma da estrutura dos parquinhos das praças e áreas de lazer em toda a extensão do município. Caso positivo, quer saber quando os serviços poderão ser realizados.

Retorno às aulas

Já, no Requerimento nº 333/2021, Simões pediu informações ao Executivo sobre o planejamento do retorno das aulas presenciais na rede municipal. Ele quer saber quais ações a Secretaria de Educação está adotando para assegurar a volta às aulas no município com todos os protocolos de segurança exigidos no combate e prevenção à Covid-19.

O vereador citou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que visam assegurar o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno a todos os estudantes. Segundo Daniel, ?muitos pais e responsáveis não possuem a didática para ensinar e falta-lhes a capacidade técnica para compreender se o conteúdo proposto pela escola foi absorvido pelo aluno de maneira correta?.

Por esse motivo, ele questionou se a Secretaria de Educação pretende elaborar metodologia e planejamento para suprir a falta dessa compreensão da matéria proposta, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Simões também indagou sobre quais ?medidas serão adotadas para recuperar a defasagem que possa ter causado aos alunos nessa fase de aulas remotas, principalmente alunos do Ensino Infantil que estavam em fase de alfabetização.

Outra preocupação apontada é se a Seduc ?estuda a possibilidade de aulas em tempo integral ou reforço escolar no contraturno, para auxiliar e dar suporte aos alunos que necessitarem?, e se há a ?possibilidade de contratação de professores auxiliares de sala para ajudar alunos que tiverem mais dificuldades, haja vista que agora, nessa retomada, as salas terão alunos em níveis diferentes de aprendizado?, apontou Daniel Simões.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


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