Notícias #NoticiasDaCâmara

26/Fev 2021

André Pierobon propõe convênio com Marinha para cursos e casas de acolhimento para idosos

A necessidade de capacitação profissional dos munícipes para atender a demanda do contínuo e significativo aumento nas atividades marítimas na região foi o tema do trabalho do vereador André Pierobon.  Na última sessão da Câmara Municipal, dia 23, ele questionou a administração, no Requerimento nº 63/2021, se existe algum convênio com a Marinha do Brasil para a realização de cursos do Ensino Profissional Marítimo.

Caso haja convênio firmado, o vereador quer informações sobre quais são os cursos oferecidos, número de vagas por curso, critérios para seleção dos candidatos e quantidades de formandos por curso. Caso negativo, pede a criação de convênio entre a Prefeitura e a Marinha para realização dos seguintes cursos: Marinheiro Auxiliar de Máquinas, Pescador Profissional, Moço de Convés, Moço de Máquinas e Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros.

Outro tema abordado por Pierobon foi o atendimento aos idosos nas regiões Norte e Sul de São Sebastião. O vereador pediu informações ao Executivo, no Requerimento nº 64/2021, sobre esse atendimento e propôs a construção de novas casas de acolhimento voltadas aos idosos do Município. Ele justificou que o acesso a este tipo de serviço é extremamente importante para garantir atendimento adequado aos idosos, que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda da capacidade de auto cuidado.

Por essa razão, questionou a administração se existem convênios com entidades ou associações de casas de acolhimento à pessoa idosa e, caso afirmativo, quantas casas estão em funcionamento na cidade, quais entidades ou associações prestam esse tipo de serviço e qual o número de idosos residentes em cada casa. Pierobon também pediu informações se há cadastro (demanda) com fila de espera para ingresso nas casas e, caso positivo, que seja enviada a lista de espera.

O vereador também quer saber o número de profissionais envolvidos nesses serviços, quais suas áreas de atuação e se as regiões da Costa Norte e Costa Sul possuem casas de acolhimento à pessoa idosa. 

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário