Notícias #NoticiasDaCâmara

24/Mar 2021

André Pierobon pede PA 24 horas na Costa Norte e pontos de higienização contra Covid-19

A implantação de Pronto Atendimento Médico 24 horas na Costa Norte foi defendida pelo vereador André Pierobon, no Requerimento nº 116/2021, aprovado em plenário na sessão do último dia 23. Ele comentou as ações que estão sendo aplicadas visando melhor atendimento aos pacientes e moradores e a necessidade de ampliá-las na Costa Norte, que conta com grande número de moradores residentes na região.
Segundo Pierobon, a população da Costa Norte enfrenta sérias dificuldades de locomoção em relação ao transporte público, principalmente em horários alternativos como no período noturno e madrugada. Além disso, a região possui Unidade de Saúde com estrutura e equipe técnica para implantar um sistema de plantão de atendimento 24 horas, comentou.
O vereador questionou a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, se existe alternativa para implantação do Pronto Atendimento 24 horas aos moradores da Costa Norte e, caso positivo, informar prazo do início desse atendimento e qual a unidade escolhida para o funcionamento 24 horas. Caso a resposta seja negativa, Pierobon propõe a medida para dar mais segurança e praticidade aos moradores da região.
Higienização
A instalação, em caráter de urgência, de mais pontos de higienização com água e sabão, como ação preventiva no combate ao Covid-19 e outras doenças, foi reivindicada, ao Executivo, pelo vereador André Pierobon, no Requerimento nº 117/2021. Ele justificou que em meio à pandemia do novo Coronavírus, ações de higiene básica, como lavar as mãos, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, são recomendadas e têm sido fortemente incentivadas como forma de prevenção, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem divulgado globalmente a campanha de higienização das mãos.
Em seu trabalho, o vereador comentou, ainda, que ter as mãos limpas é tão importante para a saúde, que tem até uma data dedicada a isso: o Dia Mundial de Lavar as Mãos, lembrado em 15 de outubro, sendo que a data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar a lavagem das mãos e fazer com que isso faça parte do cotidiano.
Pierobon justificou, também, em seu trabalho, que o ato de lavar as mãos é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses. Além disso, estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apontou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, jogando literalmente água abaixo a infecção trazida por vírus e bactérias.
O vereador frisou a importância dessas ações básicas de prevenção no dia a dia em que as pessoas ainda necessitam se locomover para atividades essenciais. Algumas regiões possuem um fluxo considerável de pessoas em pontos de ônibus, região comercial, agências bancárias, (mesmo com a rotina e horários de trabalho reduzidos). Por essa razão, toda e qualquer ação preventiva voltada para combater o avanço do Covid-19 e outras doenças devem ser acatadas, visando a proteção e manutenção da saúde dos cidadãos, frisou Pierobon.
Foto: Rafael Rodrigues/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário