Notícias #NoticiasDaCâmara

07/Abr 2021

André Pierobon pede assistentes sociais para postos de saúde e vacinação ao Estado para comunidade portuária

A contratação de assistentes sociais para atendimento à população nos postos de Saúde dos bairros da Topolândia e Morro do Abrigo e a possibilidade de vacinação contra o Covid-19, por parte do Governo do Estado de São Paulo, para a comunidade portuária, foram os temas defendidos pelo vereador André Pierobon na sessão de terça-feira, 6. No Requerimento nº 142/2021, ele pediu informações ao Executivo sobre a possibilidade de remanejamento de assistentes sociais da rede para as unidades de saúde da Topolândia e Morro do Abrigo sem prejuízo às outras unidades.
O vereador também questionou se a Prefeitura possui processo para contratação de assistentes sociais para atender essas duas unidades e, caso positivo, qual o prazo para início do processo de seleção e contratação dos profissionais, além dos critérios a serem adotados na seleção. Em seu trabalho, Pierobon destacou a importância do assistente social na busca da promoção do bem-estar físico, psicológico e social, em promover o total acesso à cidadania pois, cada vez, desenvolve competência para enfrentar as vulnerabilidades e adversidades, principalmente em tempos de pandemia.
Além disso, frisou que a assistência social e as políticas sociais têm como objetivo a garantia dos direitos e melhoria das condições de vida, sendo o assistente social agente estratégico na análise crítica da realidade e na instrumentalidade das políticas sociais locais. Segundo ele, a intervenção deste profissional acontece no campo da proposição e formulação da gestão, do desenvolvimento e execução das políticas públicas, possibilitando o acesso dos segmentos das populações excluídas dos serviços, dos benefícios que foram conquistados socialmente que assegura a cidadania.
Vacinação
Já, no Requerimento nº 143/2021, Pierobon questionou o secretário estadual de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, sobre a possibilidade de destinar, em caráter de urgência, vacinação contra o Covid-19 para imunização dos trabalhadores do Porto de São Sebastião. Ele comentou que os trabalhadores portuários de todas as categorias são assistidos nos termos do Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 (EI 3836074), de 18/01/2020. No entanto, a maioria dos trabalhadores é submetida à exposição direta e presencial em fontes possíveis de contaminação pela pandemia instalada.
Segundo Pierobon, mesmo com a adoção dos protocolos de higienização, há inevitáveis contatos com a tripulação, bem como superfícies de navios e da carga manipulada, sendo esses, vindouros de diversas partes do mundo. Os Portos adotaram medidas preventivas junto a seus colaboradores e trabalhadores avulsos, evitando o agravamento dos problemas previsíveis pela dimensão que tem sido elevada o enfrentamento de saúde pública instalada, e, por consequência, a paralisação das atividades e a escassez de produtos nos mais variados mercados internos do País, tendo em vista que esses profissionais são imprescindíveis para o funcionamento dos portos, explicou.
Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário