Notícias #NoticiasDaCâmara

20/Dez 2021

Psicoletores da Costa Norte recebem Moção de Aplausos

Amantes e protetores da natureza, os psicoletores da Costa Norte de São Sebastião foram homenageados, na sessão de terça-feira (14), pelo vereador André Pierobon com a entrega de Moção de Aplausos e Reconhecimento pelo importante projeto que valoriza a preservação ambiental e gerações futuras, afirmou o parlamentar.

Ao comentar sobre a formação do grupo, Pierobon explicou que "os psicoletores eram atletas que praticavam remada na Costa Norte do Município e sempre ajudavam o Instituto Terra e Mar no Projeto Manguezal. Durante a pandemia de Covid-19, começaram a realizar a limpeza das praias e costeiras, locais que a coleta de resíduos não abrange. Assim começou e continua esse trabalho voluntário em prol do meio ambiente", disse.

Além da proteção à natureza, o grupo agrega atividades físicas como bike, caminhada, remada e até mesmo o esforço de coleta. O trabalho é voluntário e feito de acordo com a disponibilidade de cada psicoletor.

Segundo Pierobon, o coletivo ganhou destaque quando o grupo que fazia coleta de resíduos se reuniu para ação de protestos contra a poluição nas praias, no trecho conhecido como Serrinha, na Enseada. No local, 600 máscaras de proteção facial encontradas descartadas de forma incorreta foram expostas em varal durante a manifestação.

Os recursos obtidos com a venda da sucata recolhida pelos psicoletores são, muitas vezes, doados ao Projeto Manguezal e também parte dele é utilizado na manutenção dos trabalhos do grupo. "Sabendo da importância e da necessidade de proteger o meio ambiente em que vivemos e pensando no presente e nas futuras gerações é que, em nome de Fábio Prado de Jesus estendo essa homenagem a todos os voluntários deste importante trabalho em nosso município", justificou Pierobon.

Representando os integrantes do grupo, Fábio Prado agradeceu pelo reconhecimento ao projeto. "A gente tem muita força de vontade. A única coisa que a gente não tem é voz, por enquanto". Ele agradeceu a todos os apoiadores, à comunidade integrada aos trabalhos voluntários e leu um texto que fala das ações nefastas do ser humano em prejuízo à natureza. "Vamos trabalhar juntos para curar as feridas que deixamos no nosso ambiente. Ajude-nos a limpar. Nós somos o problema, mas podemos ser a solução". 

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário