Notícias #NoticiasDaCâmara

27/Nov 2025

Parlamento Jovem encerra atividades com 15 requerimentos, três moções e discursos emocionados na Câmara de São Sebastião

A Câmara Municipal de São Sebastião realizou, nesta quarta-feira (26), a última sessão ordinária do Parlamento Jovem 2025. O encontro marcou o encerramento da legislatura estudantil com votação de requerimentos, leitura de indicações e aprovação de três moções de aplauso, além de discursos que evidenciaram o impacto do projeto na formação dos participantes.

Na abertura, o presidente da Câmara, vereador Edgar Celestino, destacou a evolução dos jovens e a parceria com a Secretaria de Educação.

“Meus parabéns. Vocês sabem o quanto eu tenho carinho por esse projeto, porque trabalha com vocês, jovens que sempre falo, são o futuro da nossa nação. Temos que investir bastante em vocês para que se tornem vereadores, professores, médicos, engenheiros ou o que quiserem, mas com aprendizado e como cidadãos cada vez melhores”, afirmou.

A secretária de Educação, Marta Braz, ressaltou o papel pedagógico da iniciativa. 

“Eu estou até emocionada com a postura de vocês, com a condução que trouxeram para a Câmara e com os ganhos de ambos os lados. Muitos requerimentos de vocês foram absorvidos porque tinham fundamento. Vocês são capazes, potentes e podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, disse.

Proposições discutidas

Os jovens parlamentares apresentaram e votaram requerimentos sobre temas como transporte, infraestrutura, educação, segurança no trânsito, inclusão digital, eventos esportivos e manutenção de equipamentos públicos.

Entre eles:

  1. Inclusão de projetos municipais no ensino médio;
  2. Transporte para Toque Toque Grande aos fins de semana;
  3. Implantação de faixa de pedestres no Porto Grande;
  4. Wi-Fi gratuito na rodoviária;
  5. Duchas públicas nas praias;
  6. Reforma do cemitério de Toque Toque Grande;
  7. Artes marciais no contraturno escolar;
  8. Cobertura da quadra da Escola Antônio Luiz Monteiro;
  9. Revitalização de pontos de ônibus;
  10. Realização dos Jogos Interescolares.

Os debates envolveram questionamentos técnicos, contrapontos e contribuições dos próprios vereadores mirins. Durante a discussão sobre duchas públicas, por exemplo, o vereador João Pedro ponderou.

“Em algumas praias tem cachoeira, tem rio, e uma forma de a água ir pra ducha é um cano. Em Toque Toque Grande, a água da cachoeira chega até o bairro.”

A vereadora Amanda levantou questões ambientais.

“Puxou a água da cachoeira... vai ser jogada onde? Na areia? No mato? Como vai ser a estrutura para levar essa água do esgoto?”

Sobre a cobertura da quadra da Escola Antônio Luiz Monteiro, a vereadora Ana Luísa relatou dificuldades práticas.

“O estado da quadra está agradável, mas quando chove os professores querem descer para a quadra e não dá. Fica todo mundo agonizado no pátio.”

Moções aprovadas

Os jovens parlamentares aprovaram três moções de aplausos:

Projeto Social Bashway, autoria de Lívia Sabrine;

Associação de Desporto Amador da Topolândia (ADAT), autoria de Davi Lima;

Esporte Clube Caiçara de Toque Toque Grande, autoria de Artur Leonel.

Todas foram aprovadas por unanimidade.

Foto: Iuri Cunha | SEDUC



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário