01/Dez 2023

PARLAMENTO JOVEM DA CMSS FAZ TREINAMENTO ESPECIAL PARA PRIMEIRA SESSÃO ACONTECE EM 13 DE DEZEMBRO

Os estudantes eleitos como vereadores do Parlamento Jovem da Câmara de São Sebastião participaram de uma série de atividades, no dia 30/11, no Plenário do Legislativo. Eles assistiram a palestras de profissionais que trabalham na CMSS e tiveram o primeiro contato com temas importantes que irão basear sua atividade legislativa.

O treinamento parlamentar dos estudantes objetivou prepará-lo para a primeira sessão do Parlamento Jovem da CMSS, que vai acontecer no próximo dia 13 de dezembro, a partir das 14 hs. As atividades começaram às 08hs e se estenderam até por volta de 17 hs, com intervalo para um almoço na Escola Municipal Henrique Botelho e um café da tarde na CMSS.

O evento contou também com a participação de Rafael Romero e Janaína Borges, servidores da Secretaria Municipal de Educação, que enfatizaram a importância do projeto da Câmara de São Sebastião, com o apoio da Seduc, na busca de uma formação educacional e social mais participativa dos jovens, incluindo a política municipal.

Os primeiros assuntos abordados no treinamento foram a elaboração de trabalhos legislativos e as noções jurídicas que envolvem as atividades. Os temas foram alvo de palestras da servidora Leisa Grandchamp, membro da comissão da CMSS de apoio ao Parlamento Jovem e pelo procurador da Câmara, Cleverson Salvador.

Os jovens tiveram noções de elaboração de trabalhos legislativos como indicações, requerimentos, moções e projetos de leis e a necessidade dessas ações terem embasamento jurídico, não ferindo as legislações, especialmente a Constituição Federal.

Em seguida ocorreu a palestra do ex-integrante do Projeto Câmara Jovem, de Caraguatatuba, Everton Santos, de 17 anos. Ele contou a sua experiência no projeto da cidade vizinha, informando como captava os anseios dos cidadãos e os transformava em trabalhos legislativos. Atualmente Everton integra o quando da Câmara de Caragua e analisa possibilidade de avanços na vida política.

A servidora Michelli Calegari, também membro da comissão de apoio ao Parlamento Jovem, promoveu uma palestra interativa com os estudantes abordando os temas ”Ética, Moral e Conduta. O objetivo, segundo ela, foi levar os jovens a refletir sobre suas ações nas mais variadas situações, ressaltando como devem agir de forma retilínea tanto na vida pessoal e profissional, quanto no caminho parlamentar que almejam seguir.

A última palestra ficou por conta de Gaston Navarre, manager do sistema de computação da CMSS. Ele falou sobre o tema “I.A – Inteligência Artificial” e como essa importante ferramenta tecnológica pode auxiliar os jovens em todas as suas tarefas no Parlamento Jovem. Navarre explicou que a Câmara de São Sebastião é pioneira na utilização dessa ferramenta e ensinou os estudantes a como interagir com uma área específica destinada ao Parlamento Jovem já inserida no site da CMSS.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, está muito satisfeito com a organização do Parlamento Jovem. “Esse é um projeto de fundamental importância. Estamos ensinando aos jovens como se faz a boa política, a importância da participação popular e o extremo respeito aos recursos públicos. Estamos plantando uma semente para que no futuro tenhamos pessoas mais conscientes dos seus direitos e deveres; e tenhamos, ao mesmo tempo, uma cidade política e socialmente mais justa”, enfatizou Fuly.