Notícias #NoticiasDaCâmara

22/Nov 2019

Instituto Supereco é homenageado pela Câmara

Com 25 anos de atuação completados em outubro, dos quais 15 em São Sebastião, o Instituto Supereco foi homenageado pelo vereador Maurício Bardusco, na sessão de terça-feira, 19, com a Moção nº 49/2019 de Aplausos e Reconhecimento pelos serviços prestados no município.

O vereador destacou a importância da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e sua missão em promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano.

Com forte atuação na preservação dos rios Juqueriquerê e São Francisco desde as suas nascentes e na busca de melhor qualidade de vida nas áreas urbanas e rural, o Instituto Supereco, que tem patrocínio da Petrobras, é organizador do Projeto "Tecendo as Águas" que tem a proposta de desenvolver boas práticas de conservação dos recursos hídricos continentais e marinhos a partir da educação, do fortalecimento comunitário e da gestão compartilhada das bacias hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo no Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar.

Fundadora e presidente do Instituto Supereco, Andrée de Ridder Vieira destacou que já foram realizadas quatro edições do "Festival Tecendo as Águas", no bairro São Francisco, sendo que a última contou com a presença de 1.920 pessoas com arranjos produtivos de economia criativa e ecoempreendedorismo.

"Isso é muito relevante. Sou uma catadora de sonhos e articuladora de gente de parcerias", disse Andrée que dedicou a homenagem para toda a equipe composta, em sua maioria, com 82% de pessoas da comunidade.

Segundo ela, só em uma fase do "Tecendo as Águas" foram formadas 1.200 pessoas no programa de educação ambiental e de empreendedorismo que, indiretamente, atingiu 7 mil pessoas.

"A gente não poderia estar aqui se a nossa razão de existência não fosse o protagonismo comunitário. A gente acredita no fortalecimento das pessoas, dos talentos daqui dessa região".

Inspiração - Andrée agradeceu, também, o apoio e parceria da Prefeitura deSão Sebastião e citou a importância do projeto Garoçá, um dos beneficiados com o programa, que foi reconhecido, em Portugal, como uma experiência inspiradora da Agenda 2030 Mundial.

"Recebemos premiação no exterior por conta desse trabalho", afirmou Andrée que destacou, ainda, parcerias importantes como do Instituto Educa Brasil e Terra e Mar.

" Essa região é muito estratégica para conservação mas, principalmente, para o desenvolvimento sustentável e social. A gente acredita que podemos, em rede, construir o Litoral Norte que queremos", frisou a presidente do Supereco.

Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, Daniel Fernandes reconheceu a importância do trabalho desenvolvido no município.

"É um projeto social de grande valia que trouxe capacitação para muita gente, pessoas, como disse Andrée, que estavam escondidas na sociedade e puderam desenvolver atividades do ponto de vista do empreendedorismo. E o mais importante é o empoderamento dessas pessoas".

O secretário também informou que, junto como Supereco, tem somado esforços para a continuidade do Programa "O Mar não está para Lixo", atividade realizada junto com Ibama, no sentido de ser mantida de forma independente de contrato com parceria permanente na questão da conservação dos oceanos, frisou Daniel Fernandes.

O Instituto Supereco já executou 23 programas, projetos eintervenções de educação pela sustentabilidade em todos os biomas do Brasil e contribuiu para a formação de mais de 10.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental atendendo mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas presenciais e à distância.




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário