Notícias #NoticiasDaCâmara

30/Out 2019

Coronel Stanelis é homenageado na Câmara

Responsável pelo Comando do Policiamento do Interior CPI-1, que abrange 39 municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, o coronel PM José Eduardo Stanelis de Aquino foi homenageado na sessão de terça- feira, 29, com a Moção 38/19, de Aplausos e Reconhecimento, de autoria do vereador Reinaldo Moreira, que destacou a atuação do coronel e, em especial, a atenção que ele tem dado ao Litoral Norte.

O coronel Stanelis assumiu o comando do CPI-1, aos 54 anos, em 11 de março deste ano. Ele ingressou na Polícia Militar em 1989 após a conclusão do curso Preparatório de Formação de Oficiais, a Academia do Barro Branco, e por mais de 20 anos atuou no Corpo de Bombeiros, incluindo o comando da corporação no Litoral Norte até 2011.

Na Polícia Militar, teve atuação nas áreas de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Coronel desde 2016, é formado em Direito pela Universidade Salesiana de Lorena e comanda um efetivo de mais de três mil policiais.

"Hoje temos um coronel caiçara", disse Reinaldinho, ao explicar que ele está sempre na região e tem atuado muito no Litoral Norte tornando a região e São Sebastião mais seguras.

"Nunca me senti inseguro na minha cidade. Aqui eles representam, também, os policiais militares, os agentes nas ruas que defendem nosso Litoral e protegem a região", afirmou o vereador que parabenizou todo o comando da Polícia Militar e os capitães Eduardo Gonzales, capitão do 20º BPMI, e Daniel Lemes Garcia, coordenador operacional do Batalhão, presentes na homenagem.

Ao agradecer, o coronel Stanelis estendeu a reverência à toda a corporação e destacou o trabalho dos policiais militares do 20º BPMI no Litoral Norte "que se dedicam, diuturnamente, para trazer segurança para as pessoas de bem. Aqui, bandido não tem vez. A polícia vai prá cima".

Ele citou o sucesso do trabalho refletido nos números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com uma redução recorde nos indicadores criminais de setembro. Entre os dados, comentou que a PM no Estado aumentou em 7,4% o número de prisões enquanto na região do CPI-1 esse índice chegou a 38,9%.

"É muito trabalho. Batemos recordes de apreensões de armas e drogas que, em alguns lugares, chegou a 550% em relação a 2018", explicou o coronel que frisou o apoio e parcerias com Prefeitura, Câmara e Policia Civil para o sucesso das atuações.

O vereador Reinaldinho destacou a importância de Stanelis que foi o responsável pela implantação do Corpo de Bombeiros nas quatro cidades quando ele batia de porta em porta junto aos prefeitos solicitando apoio para que isso fosse possível.

"Sou filho do coronel Aquino que muita gente conhecia como capitão Aquino, caiçara que nasceu na Ilha Anchieta onde existia o presídio. Em 1980, meu pai montou aqui o 20º Batalhão", lembrou com carinho.

Segundo o coronel Stanelis, "é preciso dedicação e amor ao que faz".

"A Polícia tem de atender a pessoa de bem, fazer o que gosta porque lidamos com gente. E isso é muito especial, é uma dádiva de Deus", frisou o coronel afirmando que é preciso, a cada dia, servir melhor a comunidade.




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário