24/Jun 2022

Presidente Reis recebe Zico da Malha e destaca importância do esporte

Ao receber a visita do ex-técnico e jogador da equipe de Malha de São Sebastião, José Francisco da Silva, mais conhecido como Zico da Malha, nesta quinta-feira (23), o presidente da Câmara Municipal, José Reis, frisou a importância da modalidade esportiva que trouxe muitas medalhas para São Sebastião.

Natural de Taubaté, Zico mudou-se para São Sebastião em 1993 e até 2017 atuou como técnico e jogador sendo responsável pela conquista de vários títulos para o município, além de contribuir na formação de novos jogadores de malha durante os 24 anos em que se dedicou ao esporte na cidade.

José Francisco, que completará 80 anos em julho, falou da sua trajetória na modalidade, que começou aos 20 anos em Taubaté, e do trabalho realizado em São Sebastião fortalecido com a fundação do Clube de Malha, em 1992, que é presidido até hoje por Paulo Lindberg Gomes de Oliveira.

Zico lembrou que, com apoio de Paulo, criaram a primeira Escolinha de Malha que, em sua primeira participação em evento, em 1993, conquistou o vice-campeonato de Malha da Liga Joseense. Foram diversas conquistas em Jogos Regionais e várias competições. Zico lembrou que, como atleta, obteve seis títulos estaduais para Taubaté e cinco para São Sebastião.

Em 1996, o atleta foi convocado para integrar a Seleção Paulista de Malha e disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções em Londrina, no Paraná, quando sua equipe foi campeã e ele venceu no Lance Livre.  O ex-técnico e atleta falou com muito orgulho das conquistas da modalidade para São Sebastião e pediu apoio do Presidente Reis para ajudar no resgate do levantamento da história da Malha de São Sebastião e também para que o esporte volte a ser incentivado no município.

Reis frisou a importância da história da modalidade e do empenho de Zico e todos os atletas que contribuíram para levar São Sebastião aos pódios. "Essa história precisa ser preservada e valorizada". O presidente também citou a necessidade de investimento na modalidade para que ela possa voltar a ser praticada e contribuir com a formação de novos atletas.

Foto: Luciano Vieira/CMSS