20/Dez 2021

Câmara presta homenagem ao velejador Ubiratan Matos de Oliveira

O vereador Wagner Teixeira homenageou, na sessão de terça-feira (14), o velejador sebastianense, Ubiratan Matos de Oliveira, pela conquista do Campeonato Sul-Americano de Star ao lado do bicampeão olímpico Robert Scheidt, durante evento realizado em Ilhabela, em 15 de novembro deste ano.
Caiçara, de família humilde, Bira como é conhecido pelos amigos, recebeu a Moção de Aplausos e Reconhecimento por sua trajetória e conquistas obtidas ao longo de sua carreira.
O atleta começou a velejar aos 11 anos, na Escolinha de Vela da Prefeitura de São Sebastião, sob a supervisão do professor Mário de Oliveira. Ele adquiriu gosto pelo esporte e não parou mais. Passou pelas classes Optimist, Pinguim, Holder 12, Laser Stander, Snipe e, atualmente, veleja nas classes Star, FINN e Vela Oceânica.
Em 2008, foi campeão brasileiro da Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO) e, no ano seguinte, integrou a equipe olímpica sendo reserva da dupla Lars Grael e Ronald Selfert. É um dos proeiros de maior destaque da vela brasileira, não apenas no monotipo, mas também no oceano.
Wagner destacou as qualidades e o trabalho de Bira no esporte e setor náutico. "Você é parceiro de Robert Scheidt, um ícone, um dos maiores medalhistas deste país, que sou fã, e teve a honra de ganhar uma medalha com ele. Você começou com o saudoso senhor Mário. Não deixa isso morrer. Usa esse seu conhecimento e passe aos sebastianenses, velejadores, às crianças que queiram praticar o esporte. Obrigado por tudo o que tem feito pela cidade, levando o nome e poucas vezes sendo reconhecido", afirmou o vereador.
Ao agradecer, Bira disse que estava muito feliz por tudo o que conquistou ao longo da sua trajetória. Filho de caiçara, de pais boneteiros, ele lembrou que teve sua primeira oportunidade na Escolinha de Vela da Prefeitura de São Sebastião. "Hoje, estou velejando ao lado do meu ídolo, o Robert Scheidt, que tem 17 títulos mundiais, 5 medalhas olímpicas, o maior atleta do mundo. Temos grandes atletas, mas ninguém se compara a Scheidt", afirmou o homenageado.
Bira defendeu mais incentivos à Escola de Vela de São Sebastião e citou o trabalho feito em Ilhabela como exemplo de resultados positivos. "Fico feliz por Ilhabela ter um campeão mundial da classe Optimist que saiu da escolinha. É só cruzar o canal e ir na Escolinha de Vela de Ilhabela para ver o que estão fazendo não só dentro do esporte de alto rendimento, mas na vida de cada caiçara", disse Bira que se colocou à disposição para discutir e trabalhar pelo desenvolvimento do esporte e turismo náutico no município.
Foto: Luciano Vieira/CMSS