10/Nov 2021

Wagner questiona Secretaria de Educação sobre a compra de livros pedagógicos

O vereador Wagner Teixeira solicitou ao Executivo, pelo Requerimento n° 542/2021, informações sobre a compra de aproximadamente R$ 6 milhões em livros paradidáticos pela Secretaria de Educação (Seduc), em sessão realizada na última terça-feira (9).

O parlamentar pediu a relação da quantidade de livros que serão entregues a cada unidade escolar, além de requerer do Departamento Pedagógico, o embasamento técnico que autoriza sistematicamente a compra do novo material, que, segundo ele, "sem consulta aos professores".

Em seu trabalho, Wagner concorda com o investimento na leitura, entretanto, questiona o montante investido. "Os professores foram consultados sobre títulos e autores com que gostariam de trabalhar no ano letivo, antes da Seduc providenciar a licitação?", questionou o vereador.

Nesse sentido, ele quer saber em quais circunstâncias se deu a escolha dos livros e como foi a participação dos professores da rede de ensino na escolha das literaturas.

Outro fator abordado, em seu requerimento, é a quantidade de livros que, segundo o parlamentar, só da Turma da Mônica somam mais de 13 mil exemplares.

"De que forma ocorreu a escolha dos livros que serão comprados? Solicito relatório completo desse processo de estudo técnico e seu respectivo embasamento pedagógico", questionou Wagner.

Teixeira pede a quantidade de livros que serão comprados no Pregão 074/2021, lista de todas as unidades escolares que receberão os exemplares, sinopse das bibliografias, rubrica orçamentária, além de questionar se haverá remanejamento orçamentário da anistia para a Seduc.

Por fim, Wagner Teixeira quer saber se foram incluídos autores locais nessa aquisição. Em caso positivo, o vereador pede a lista com os nomes dos autores, os títulos e a quantidade de exemplares.