21/Fev 2024

MARCOS FULY RECEBE USUÁRIOS DO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO INSATISFEITOS COM HORÁRIOS DE ÔNIBUS E OBRA NA SP-55

O presidente da Câmara de São Sebastião, vereador Marcos Fuly, recebeu, na última terça-feira (20/02), um grupo de universitários do município que estudam em Caraguatatuba, após o fechamento da única faculdade da cidade. Os estudantes foram pedir apoio para a solução de diversos problemas que enfrentam , como dificuldades com cadastro e horários dos ônibus do transporte universitários, assim como o transtorno de chegar atrasado ou faltar às aulas, em função das obras de recuperação da SP-55, no trecho entre os bairros do Travessão e Porto Novo.

São 10 linhas de ônibus universitários que atendem estudantes da Costa Sul e da região central de São Sebastião que transportam, diariamente, centenas de alunos para a faculdade em Caraguatatuba. Eles informaram que os horários de saída dos ônibus não coincidem com o horário que precisam chegar à faculdade.

Os universitários também apontaram dificuldades para formalizar o cadastro necessário a terem o direito ao serviço junto à Seduc, e ainda informaram que em algumas linhas a empresa responsável pelo transporte não cumpre o horário de saída dos ônibus, previamente estabelecido pela Secretaria de Educação. Marcos Fuly está viabilizando um  encontro com a secretária de educação, Marta Regina de Oliveira Braz, para resolver as demandas dos universitários.

OBRA NA ESTRADA

Outro problema grave apontado pelos estudantes é referente à obra de recuperação da estrada que liga os dois municípios, entre os bairros do Travessão e Porto Novo, em Caraguatatuba. Para realizar o serviço, o DER promove interrupções no tráfego e operações “Pare/Siga” em diversos horários, inclusive naqueles próximos ao início das aulas.

Com isso, os universitários informaram que chegam constantemente  atrasados na faculdade e, não raras vezes, são obrigados a voltar para São Sebastião, por causa do congestionamento que impede a chegada a Caraguatatuba. Marcos Fuly está apresentando trabalho legislativo requerendo ao governo estadual a mudança no horário das obras para o período noturno.

Além disso, o vereador acionou deputados estaduais e federais de São Paulo, solicitando que intercedam junto ao governo paulista para a alteração no horário dos trabalhos. Fuly lembrou que não são somente os universitários que estão sendo prejudicados pelos trabalhos na estrada, mas sim toda população das duas cidades que vem enfrentando enormes  congestionamentos na SP-55, nos últimos meses, trazendo enormes transtornos para os que precisam circular entre as duas cidades.