16/Jun 2022

Presidente Reis recebe estudantes da EE Maísa Theodoro

Com a proposta de conhecer o Legislativo e a função dos parlamentares, cerca de 15 estudantes da Escola Estadual Professora Maísa Theodoro da Silva, localizada na Vila Amélia, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, José Reis, e presenciaram os trabalhos durante parte da sessão de terça-feira (14). Acompanhados pelos professores Aislan Martins e Fernanda Faria, eles foram recepcionados, na chegada, pelo chefe de Gabinete da Presidência, Wellington Lendro Diz, que mostrou as dependências do prédio, e pela secretária da Presidência, a funcionária Maria Aparecida Melo, que explicou aos jovens os procedimentos de trabalho do Legislativo.

O presidente Reis destacou a importância da participação dos jovens na sociedade e de conhecer mais perto como funciona o Poder Legislativo e as funções dos vereadores. Ele conversou com os estudantes e os professores Aislan, que leciona Filosofia e Sociologia, e a professora Fernanda, da matéria de Geografia.

Aislan explicou que a visita faz parte da disciplina Eletiva, instituída no Ensino Médio, que objetiva conscientizar os jovens cidadãos sobre seus direitos e deveres. Antes da visita, eles participaram de debates sobre diversos assuntos em sala de aula, preparando-os para entender o funcionamento da sociedade e despertando o senso crítico. A proposta é aprender mais sobre a organização espacial das cidades e o papel de agentes como vereadores, prefeitos e da própria população.

"Dentro da nossa perspectiva, a gente criou a Eletiva Direito de Pensar onde o adolescente pode estar refletindo os problemas atuais da sociedade. Toda terça-feira, nos reunimos para debater alguma temática atual. Hoje, principalmente, os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e trouxemos eles para fazer nossa parte informativa e reflexão filosófica sobre os três poderes", explicou o professor Aislan.

Para a professora Fernanda, essa primeira visita ao Legislativo foi muito importante. "Eles precisam pensar na sociedade como cidadãos, qual o papel deles na sociedade. Eles são o futuro do nosso país e têm poucas informações em casa ou só o que assistem na TV e que não abrange o geral. É muito importante verem como funcionam as leis, a cidade deles. A gente vive numa democracia, mas o importante é que a gente precisa saber como funciona e quanto é abrangente, quanto que a gente tem o poder nas nossas mãos só que precisamos aprender a usá-lo", frisou a professora de Geografia.

A aluna do 3º ano Emilly Oliveira de Souza, 17 anos, já conhecia um pouco do processo de um Legislativo. Ela explicou que seu pai é vereador na cidade paulista de Jandira e há muitos anos atua na gestão pública. "Quando vou visitá-lo, fico o dia todo, assisto as sessões todas às vezes, vejo ele fazendo projetos de lei, requerimentos". Ela disse que tem muito orgulho do pai que está em seu primeiro mandato, embora trabalhe há anos nessa área. Segundo Emilly, é importante o vereador  "mostrar que gosta de fazer aquilo, que ama a cidade, tem amor por fazer bem ao povo e tentar ajudar". Morador no Varadouro, Cauã Lima Santos, do 2º ano, também achou interessante a visita.  "Nunca vim e queria saber como era. É bom participar. A gente vê na TV o que passa, mas assim nunca vi. É importante a discussão dos vereadores".

Cidadania

O Presidente Reis lembrou que a Câmara é representada por vereadores da Costa Norte a Costa Sul e citou que mora em Boracéia. Ele explicou que os vereadores trabalham muito com as "prioridades, pedidos feitos pela comunidade envolvendo, por exemplo, creches, escolas, postos de saúde e várias demandas".

Reis comentou sobre os trabalhos do Legislativo, onde cada setor atua citando os prédios do Administrativo e também o que sedia os gabinetes dos vereadores. O presidente destacou a importância histórica e cultural do prédio onde está o plenário da Casa e colocou o Legislativo à disposição para mais informações.

O presidente convidou os jovens a conhecerem o Arquivo Público da Câmara Municipal e frisou a importância do trabalho realizado no resgate da história do Legislativo. "Agradeço a visita e a presença de todos. É importante que os jovens possam participar e conhecer melhor o Legislativo, os poderes e exercer o seu direito de cidadania". frisou Reis.

Foto: Luciano Vieira/CMSS