30/Mar 2022

Soares luta por criação de um Centro de Bem-Estar Animal em São Sebastião

O vereador Daniel Soares solicitou ao Governo Municipal, por meio do Requerimento nº 112/2022, informações sobre a possibilidade de criação de um Centro de Bem-Estar Animal no Município, em sessão realizada na última terça-feira (29).

"A população defensora das causas animais está nos procurando e reivindicando a criação deste espaço para o atendimento aos animais em nosso município", apontou Soares em seu requerimento.

O parlamentar explicou que o referido Centro visa ampliar o atendimento aos animais do município, sendo que o futuro espaço de atendimento terá, como função primordial, ministrar os primeiros socorros aos animais atropelados que não possuem tutores ou responsáveis presentes no local.

"Muitos animais são encontrados às margens das estradas. Com o futuro Centro de Bem-Estar, os animais poderão ser encaminhados para adoção, após a devida reabilitação, castração e chipagem", defendeu o vereador.

Dentre os serviços ofertados são previstos, o resgate de animais acidentados, castração, reabilitação e a possibilidade de um lar temporário que serviria como uma espécie de abrigo pós-castrações de gatos e cães de rua (comunitários) além da reinserção.

Daniel Soares alertou que o referido Centro necessitaria de veículo para resgates e transportes, um canil e gatil (apenas para o tempo de reabilitação dos animais) sem a intenção de abrigo, exceto nos casos de animais idosos abandonados que não teriam condições de serem devolvidos para a rua.

O vereador citou também que, conforme a Prestação de Contas da Saúde do 3º Quadrimestre de 2021, o número geral de atendimentos de cães e gatos (animais capturados e ou abandonados, adotados, resgatados, óbitos e eutanásias), apresentou total de 254, tendo sido também realizadas 967 castrações, o que justifica ainda mais a necessidade deste novo dispositivo público.

Por fim, Soares pediu que a Prefeitura realize estudos para implantação do Centro de Bem-Estar Animal e solicitou, também, uma possível previsão de instalação do equipamento em São Sebastião.

Foto: Luciano Vieira | CMSS