08/Dez 2021

Nabuco quer inteligência artificial que auxilia na detecção do câncer de mama em São Sebastião

O vereador Diego Nabuco, por meio do Requerimento n° 612/2021, solicitou ao Governo Municipal, a adesão ao Projeto LINDA - plataforma que possibilita a análise de imagens térmicas por meio de inteligência artificial, em sessão realizada na última terça-feira (7).

LINDA é a mais alta tecnologia disponível no mundo, com mais precisão que a mamografia, minimizando exames complementares subjetivos e biópsias desnecessárias, o que diminui a jornada diagnóstica e seus custos.

Segundo o parlamentar, esse tipo de inteligência artificial entrega a leitura dos dados de forma segura e rápida, o que é imprescindível nos diagnósticos de câncer de mama.

"LINDA irá mudar a forma como o mundo combate o câncer de mama, sendo um aparelho móvel e podendo ser levado a qualquer lugar", disse Nabuco. Ele ressaltou, em seu trabalho, que o "método é indolor, sem radiação ou contato físico e tem a capacidade de ajudar médicos a identificarem lesões na mama, fortalecendo a capacidade de diagnósticos. O exame é simples, dura poucos minutos e a imagem vai diretamente ao médico para avaliação", explicou.

Outro fator abordado pelo vereador é que 80% dos municípios do Brasil não possuem mamógrafos, sendo que mais de 10 milhões de mulheres não fizeram mamografia em 2019 e, no ano seguinte, esse número ficou ainda maior por causa da pandemia.

Vale ressaltar que São Caetano do Sul foi a primeira cidade no Estado de São Paulo a utilizar a tecnologia no sistema público de saúde. Portanto, pediu à Prefeitura que adote o Projeto Linda na rede de saúde, uma vez que proporcionaria mais celeridade dos diagnósticos para as mulheres do município na luta contra o câncer de mama.

Fotos: Luciano Vieira | CMSS