02/Jun 2023

CÂMARA DE SÃO SEBASTIÃO PROMOVE ENCONTRO SOBRE AUTISMO

A Câmara Municipal de São Sebastião promove, na próxima segunda-feira,  05 de junho, o ?I Encontro Para Discussão de Políticas Públicas Municipais Específicas Voltadas Para Pessoas com Autismo?. O evento acontece a partir das 18hs, no plenário do Legislativo.

?Vamos dar voz e vez às famílias que vivem o autismo diariamente, e que precisam de ações governamentais para garantir os seus direitos e acessos, servindo de ponte entre essas necessidades e as decisões públicas para o devido enfrentamento dessa delicada questão?, destacou o presidente da Câmara, Marcos Fuly.

?O objetivo do encontro é reunir gestores, Poder Judiciário, familiares, vereadores e membros do Poder Executivo  para discutirmos sobre as ações para atender as demandas crescentes relacionadas à população autista. Queremos ouvi-los  para conhecer as necessidades, e, juntos, elaborarmos políticas públicas específicas para o TEA, que  é um transtorno do neurodesenvolvimento que não tem cura. Porém, o tratamento correto, pode oportunizar  qualidade de vida e desenvolvimento aos autistas e suas famílias?, acrescentou a presidente da Associação dos Autistas de São Sebastião , Danúbia Fernanda S. Morais.

SINAIS DO TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por  déficits na comunicação e na interac?ão social, padrões de comportamentos repetitivos e restritos, podendo apresentar comprometimento na comunicação.

Sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros anos de vida, por volta dos 2 a 3 anos de idade.

O tratamento com estimulação precoce, com práticas baseadas em evidências científicas, devem ser preconizados em qualquer caso de suspeita de atraso do neurodesenvolvimento.

Evidências científicas apontam que não há uma causa única do TEA, mas sim a interação de fatores genéticos, hereditários e ambientais.