05/Nov 2022

Nabuco aborda campanha de conscientização da endometriose

Informações sobre o atendimento às mulheres diagnosticadas com endometriose e a realização de campanhas de conscientização sobre a doença foram solicitadas pelo vereador Diego Nabuco, ao Executivo, na sessão de terça-feira (3).

No Requerimento nº 466/2022, ele explicou que a "endometriose consiste no surgimento do tecido endometrial, que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina, podendo comprometer outros órgãos". Portanto, "manter consultas frequentes com um ginecologista é uma importante medida para diagnosticar o problema precocemente, o que é essencial para o sucesso do tratamento".

Segundo Nabuco, a endometriose vem acometendo mulheres em idade reprodutiva desde a puberdade até a menopausa. Por essa razão, o objetivo do requerimento é a divulgação de ações educativas, preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas a endometriose, por meio de cartazes, palestras públicas, seminários ou conferências.

O parlamentar comentou a necessidade de "conscientizar a população referente à importância de realizar exames preventivos que ajudem a identificar a endometriose". Assim, "é possível desenvolver um tratamento precoce, identificando a doença, ainda no início, e melhorando a qualidade de vida da mulher".

Nabuco solicitou, ao Executivo, informações se é realizada alguma campanha de conscientização sobre endometriose como medida de prevenção e, caso positivo, quando ela acontece. Ele indagou, ainda, quantos atendimentos são realizados durante o ano às mulheres diagnosticadas com endometriose, como se dá o atendimento e se o município dispõe de algum índice de mulheres diagnosticadas atendidas anualmente.

Foto: Luciano Vieira/CMSS