18/Out 2019

Câmara sedia reunião do IBGE sobre Censo 2020

O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Edivaldo Pereira Campos (Teimoso), recebeu na última quarta-feira, 16, a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do município, bem como o chefe da unidade do Estado de São Paulo, Francisco Garrido Barcia, para a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 em São Sebastião.

O objetivo desse encontro, que também tem ocorrido em todo o Estado de São Paulo e no país, objetiva dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE nos municípios, promover o conhecimento da metodologia e ações em campo, além de divulgar e engajar a população e autoridades nesse importante levantamento de dados.

Segundo Marcílio Quirino, coordenador de Área Censo 2020,  em São Sebastião, a proposta foi apresentar os mapas municipais que auxiliarão na coleta de dados e também apontar as necessidades de apoio para postos de coleta como cessão de espaço e internet e ajuda para a equipe de recenseadores, entre outros assuntos abordados.

O próximo Censo Demográfico terá início em agosto de 2020 e a proposta de trabalho é obter informações atualizadas e precisas que são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da inciativa privada. As ações preparatórias estão em ritmo acelerado e as parcerias com autoridades, comunidades e, em especial, com as prefeituras e câmaras municipais são essenciais. Mas, segundo Marcílio, o engajamento da sociedade é fundamental na obtenção dos resultados visando garantir a completa cobertura do território e a qualidade das informações.

São Sebastião

De acordo com dados do último Censo, realizado em 2010, a população de São Sebastião era de 73.942 habitantes passando, segundo estimativa em 2019, para 88.980 pessoas. O número de domicílios a serem visitados é de 28.502 com base na estimativa do Censo de 2010. No entanto, para o novo levantamento, a unidade do IBGE vem realizando trabalho de pesquisa sobre as condições do município junto à administração municipal uma vez que a proposta é realizar a cobertura completa em todos os domicílios.

Para a realização do Censo 2020 serão promovidos, no início do próximo ano, mais dois processos seletivos para contratação de recenseadores e supervisores em todo o país. Para São Sebastião, serão 88 vagas de recenseadores e 12 supervisores entre Coordenador Censitário de Subárea (CCS), Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS). Serão instalados dois postos de coleta, um no centro da cidade, e outro em Boiçucanga, na Costa Sul. O Censo 2020 terá início em 1º de agosto com três meses de coleta.

Teimoso questionou se o prazo não é insuficiente levando em conta a extensão de São Sebastião e sua situação geográfica. O chefe do IBGE no Estado de São Paulo, Francisco Garrido, garantiu, por sua experiência há 41 anos no instituto, a estrutura utilizada e a metodologia possibilitam a cobertura completa. "Há boas condições para uma boa cobertura e coleta em cada domicílio".

Teimoso também citou a questão dos núcleos habitacionais que, "no último Censo, chegava a cerca de 37 e hoje são 102". Segundo a secretária de Habitação e Regularização Fundiária de São Sebastião, Sandra Regina Mori, esse número, 102, era o balanço de 2018. Agora são 100 núcleos, uma vez que um deles passou por remoção e outro por demolição.

De acordo com Garrido, essas questões serão acompanhadas pelo IBGE que poderá realizar novas reuniões com a administração municipal no sentido de acompanhar as mudanças sofridas no município e garantir resultados mais completos. Ele também explicou que os recenseadores serão treinados para identificação na questão das casas de veraneio, que é um diferencial no Litoral e demais cidades turísticas.

Para Teimoso, o trabalho do IBGE será muito importante para que se possa ter conhecimento completo do número da população. "A cidade cresceu desordenada e esse é um problema antigo. O novo Censo pode mudar e esclarecer as pessoas sobre esse crescimento"Ele acredita que o resultado poderá surpreender pois "acha pouco" os 88.980 habitantes segundo a base estimativa de 2019. "Quem sabe a gente vai ter um dado mais real e mostrar qual é a cara de São Sebastião", afirmou Teimoso lembrando que a cidade e a região recebem muitos migrantes em busca de trabalho e uma vida melhor.

O encontro contou, também, com a presença de representantes da Prefeitura como o secretário-adjunto de Governo, Angelo Itavo Neto, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Francisco das Chagas Almeida, do presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Olívio Balut e, entre outras pessoas, da Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE de São Sebastião, Lia Abramo Riccia.