20/Dez 2021

Projeto Cultural recebe Moção de Aplausos

Reconhecido oficialmente pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, de Parintins, no Amazonas, o trabalho voluntário realizado pelo artista Marlon Ramos com estudantes da Escola Municipal de Barequeçaba, de resgate dessa importante manifestação cultural, foi homenageado também pela Câmara Municipal de São Sebastião.

O vereador Wagner Teixeira foi autor de Moção de Aplausos e Reconhecimento, entregue a Marlon na sessão de terça-feira (14), que estava acompanhado de parte do grupo de alunos integrantes do projeto Dança, Cultura, Disciplina e Lazer, desenvolvido pelo jovem ao longo de 9 anos na Escola de Barequeçaba, e que envolveu cerca de 200 alunos.

"Não sabia que sua história era tão grande. Você é um menino inteligente, talentoso, um artista que já representou São Sebastião em outro estado e não tem chance aqui. Desculpa por São Sebastião não dar o apoio que você merece", declarou Wagner.

Marlon explicou que esse projeto foi realizado na Escola de Barequeçaba ao longo de 9 anos, sendo que o destaque foi em 2018. "Todos os anos, com cerca de 200 alunos, preparo um espetáculo de fim de ano e separo os alunos em 16 turmas, com coreografias. A deles, de 30 alunos, falou do Boi Bumbá Garantido porque abordamos as festas regionais brasileiras. E, graças à essa coreografia, fomos homenageados pelo Boi Bumbá Garantido no final do ano passado".

Reconhecimento

Ao tomar conhecimento do trabalho, integrantes oficiais do Boi Garantido encaminharam vídeos de Parintins para as crianças. Com esse material, elas puderam conhecer o apresentador Israel Paulim, a Porta-Estandarte, Edilene Tavares, a Cunhã Poranga Isabelle Nogueira, a Rainha do Folclore, Brenda Beltrão, o Amo do Boi, Gaspar Medeiros, e o Levantador de Toadas, Sebastião Júnior.

Durante a entrega da Moção de Aplausos foi exibido vídeo com mensagem do atual presidente do Boi Garantido, Antonio Andrade, que elogiou a Câmara Municipal e o vereador Wagner pela homenagem a Marlon e ao projeto cultural desenvolvido voluntariamente.

"Muito obrigado por você levar a cultura do Boi Bumbá, do Boi Garantido até o povo de São Paulo, até seus alunos e à cidade de São Sebastião. É um pedaço do Brasil que você está levando para São Paulo. O Boi Garantido está feliz com essa honraria que você ganhou por falar de nós, da nossa cultura", disse Andrade em sua mensagem por vídeo ao homenageado Marlon Ramos.

Foto: Luciano Vieira/CMSS