08/Set 2022

Presidente Reis exalta a liberdade nas comemorações da Independência

"A liberdade é nosso bem maior", afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, José Reis, durante a celebração do 7 de Setembro, que marcou o bicentenário da Independência do Brasil, realizada pela Prefeitura na manhã de quarta-feira.

Em seu pronunciamento, após o Hasteamento do Pavilhão Nacional, na Praça Bandeiras, na Rua da Praia, Reis falou da importância do momento histórico e da alegria e emoção ao ver as crianças, jovens, e toda a sociedade realizando a primeira manifestação cívica após a pandemia da Covid-19.

"Estamos comemorando os 200 anos da Independência do Brasil declarada por Dom Pedro I. Foram anos de muitas batalhas em nosso país, pois muitos não queriam que o Brasil deixasse de ser Colônia de Portugal. Tanto que os portugueses só reconheceram nossa independência em 1825", lembrou Reis.

O presidente frisou que o ato de coragem de Dom Pedro resultou na Nação que temos hoje: "um país com muitas riquezas naturais, com um povo trabalhador e maravilhoso, um país livre acima de tudo. A liberdade é nosso bem maior", declarou Reis citando que ela "é garantida pela nossa própria Constituição que diz, também, que todos somos iguais perante à lei".

O presidente comentou que o povo passou por momentos difíceis na história, mas que ?nada é mais importante do que sermos? e referiu-se à responsabilidade dos governantes. "Todos nós, que representamos o povo, temos de ter a consciência da importância de trabalhar para termos uma cidade, um Estado e um País digno de se viver".

Reis afirmou que a união de todos possibilitará superar os problemas para chegar ao desenvolvimento sonhado. "Mas, nada disso é possível sem liberdade, independência". Ele reforçou que é preciso sempre "lembrar, comemorar e respeitar todos que lutaram para que a gente pudesse estar aqui hoje, junto com vocês, não só sonhando, mas trabalhando para um futuro melhor para todos nós que amamos nossa cidade e nosso país".

Homenagens

O presidente Reis participou de homenagem a José Geraldo Lemos da Silva, autor da letra e melodia do Hino Oficial de São Sebastião, que foi instituído pela Lei Municipal nº 1871/2007. O primeiro desfile, após a pandemia, teve como tema a frase do hino: "São Sebastião, Éden de Felicidade".

Ele agradeceu ao prefeito Felipe Augusto, ao vice-prefeito Reinaldo Moreira, a todos os secretários, funcionários e à secretária de Educação, Marta Braz, pelo trabalho com a realização do desfile cívico-militar que contou com 90 apresentações envolvendo corporações militares e civis, escolas, creches, secretarias municipais, entidades da sociedade civil e demonstração de projetos realizados nas mais diversas áreas

Reis fez uma referência, em seu pronunciamento, à festa da cidadania. "Nessa manhã maravilhosa, um dia lindo de sol, temos duas comemorações: os 200 anos de independência e, após dois anos de pandemia, a reativação do nosso desfile, uma festa para a cidade, para nossas crianças e jovens com a oportunidade de estar desfilando. Viva a independência. Viva o Brasil, Viva São Sebastião" encerrou Reis.

Participaram do evento, junto ao presidente, os vereadores Diego Nabuco e Daniel Soares acompanhando as solenidades.