Notícias #NoticiasDaCâmara

29/Nov 2023

CÂMARA PROMOVE PALESTRA SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA DENTRO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A Câmara de São Sebastião promoveu, nesta quarta-feira (29/11) a palestra “A Sua Saúde Vale Mais do que Qualquer Preconceito”, dentro da campanha Novembro Azul e direcionada aos servidores públicos do sexo masculino do quadro de pessoal do Legislativo. Munícipes que estavam no legislativo também participaram do evento.

A palestra foi proferida pela docente em enfermagem, Darlete da Cruz Souza, profissional experiente da área e que atua no Hospital de Clínicas de São Sebastião. “Infelizmente,diferente das mulheres, os homens não têm o hábito de ir ao médico e fazer exames preventivos. Isso precisa mudar”, afirmou ela.

O tema principal da palestra foi o câncer de próstata, mas, antes, a enfermeira falou também sobre o câncer de mama no homem (que mata mais do que na mulher) e do câncer dos testículos, com as devidas informações sobre como podem ser feitos os auto exames para serem detectados. 

O câncer da próstata, de acordo com a palestrante, é o de maior incidência entre os homens brasileiros, com 30% dos casos. Até 2025, a estimativa é de 700 mil casos a mais de câncer no Brasil, levando-se em conta 21 cânceres dos mais variados tipos. 

A palestrante falou sobre os principais fatores de risco do câncer da próstata, com destaque para a idade avançada, histórico familiar e sedentarismo.  Darlete também destacou os principais sintomas  da doença             que são o sangue na urina, força ao urinar, urinar frequentemente a noite, cansaço, dor na região lombar e disfunção erétil, entre outros. 



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário