31/Jan 2023

Marcos Fuly aciona empresa para recuperação de prédio da Câmara

O presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Fuly, quer reiniciar os trabalhos legislativos este ano com o plenário em melhores condições do que o verificado nos últimos meses de 2022.

Para tanto, ele acionou a empresa FMC Construção, que fez a última grande reforma no prédio histórico da Casa de Leis para, de imediato, fazer os reparos de rebocos que se soltaram das paredes e realização de nova pintura no plenário. Esses trabalhos não terão custos para a Câmara uma vez que se encontram na garantia do contrato da FMC.

"Precisamos de um ambiente de trabalho não insalubre, com visual condizente com o plenário e pensamos, ainda, na adequada manutenção desse importante prédio do nosso centro histórico", enfatizou Marcos Fuly.

O presidente disse que recebeu várias críticas de cidadãos inconformados com o aspecto do plenário. O técnico da FMC, Cito Santos, explicou que os problemas no plenário têm origem em infiltrações decorrentes de quebra de telhas, instalações inadequadas de rufos entre outros problemas verificados no telhado da Câmara.

"Alguns serviços foram executados por outras empresas no telhado, como instalações de para-raios, e sistemas de áudio e vídeo e ar condicionado. Em maio do ano passado detectamos 57 telhas quebradas e comunicamos à Câmara, alertando ser esse o motivo das infiltrações", explicou Santos.

Outro motivo apontado pelo técnico para os problemas é a exigência do Condephaat de uma proporção menor de cimento na massa de reboque das paredes. A massa é composta por areia e cal em proporção muito maior do que a de cimento, para que a parede, por ser de prédio histórico, possa "respirar" mantendo ao máximo suas características originais. Por ter menos cimento, o reboco fica com menos aderência na parede e se solta com facilidade devido às infiltrações.