03/Jun 2023

Câmara será sede do 1º Encontro sobre Políticas Públicas voltadas para pessoas com autismo

A Câmara Municipal de São Sebastião, com o apoio de diversas organizações da sociedade civil e representantes dos poderes Executivo e Judiciário, vai realizar na próxima segunda-feira, dia 05 de junho, às 18 horas, o 1º Encontro sobre Políticas Públicas voltadas para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA).

"Vamos dar voz às organizações sociais e as famílias que vivem o autismo diariamente e precisam de ações governamentais", explica o presidente da Câmara, Marcos Fuly.

Durante o encontro, a presidente e diretora técnica da Associação Integra, Danúbia Fernanda, vai abordar sobre os fatores determinantes para a saúde mental e emocional das mães de crianças com autismo. A presidente da Associação Anjo Azul, com sede em Boiçucanga, Thaís Tamashiro, explicará a importância da criação de uma rede de apoio, formada pela união das famílias.

O autismo na vida adulta será o tema abordado por Daniela Daltio da Cruz, vice- presidente do COMDEF (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência). O presidente da Associação Comercial e vice- presidente do COMUSS (Conselho Municipal da Saúde), Olivo Balut, explicará como o comércio pode ser mais inclusivo para o autista.

Já o presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Ricardo Augusto dos Santos, esclarecerá sobre o papel da instituição e os impactos negativos que o barulho dos fogos de artifício causa às pessoas com transtorno do espectro do autismo.

Também participarão do encontro, a presidente e a representante da Comissão de pessoa com TEA da OAB , de São Sebastião, Jaqueline Rodrigues Santana da Motta e Débora Trindade Ferreira, respectivamente, que explicarão as leis que garantem os direitos dos autistas.

O assessor especial, Diogo Nascimento, estará representando o deputado estadual Paulo Correa Junior, autor do projeto que deu origem a Lei 17.669, de 2023, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo médico pericial que atesta o transtorno do espectro do autismo.

Também deverão participar do evento, a defensora pública, Alessandra Pinho, e representantes das secretarias municipais de Saúde, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso e da Educação.