Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xA Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 52/2021, de autoria do presidente José Reis, que declara de Utilidade Pública o Instituto Conservação Costeira (ICC). O projeto, encaminhado para sanção, foi aprovado na terça-feira, 6 de julho, última sessão antes do recesso parlamentar que prossegue até próximo dia 31.
Constituído em 14 de novembro de 2013, o Instituto Conservação Costeira (ICC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede na Avenida Adelino Tavares, s/nº, no bairro da Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, "tem por objetivo a conservação, defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida e do meio ambiente, por meio de atividades de conscientização e mobilização socioambiental", como aponta o artigo 4º do seu Estatuto Social.
Em seu projeto, o presidente Reis explicou que o ICC foi criado para evitar a perda das qualidades ambientais, paisagísticas e culturais do Município de São Sebastião, sendo composto por pessoas comprometidas com a preservação ambiental da região. O instituto busca integrar as diferentes comunidades como associações de bairros, de classe e de moradores na adequação das necessidades para um desenvolvimento sustentável no Município.
APA Baleia-Sahy
Por meio de gestão compartilhada e por intermédio de um Termo de Parceria e Cooperação, firmado com a Prefeitura de São Sebastião e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Conservação Costeira é encarregado de elaborar e executar o planejamento e gestão socioambiental da APA Baleia-Sahy, que foi uma conquista da sociedade civil, que apresentou documento com 5.250 assinaturas, com o pedido para criação da Unidade de Conservação Costeira de Uso Sustentável perante à Prefeitura.
A APA Baleia-Sahy foi promulgada pela Lei Municipal nº 2.257/2013, criando a proteção de mais de um milhão de metros quadrados, entre as praias da Barra do Sahy e Baleia, e protegendo mais de 87 espécies de fauna com algum grau de extinção. A gestão compartilhada da APA permite ao ICC a elaboração e execução de plano de gestão ambiental, implementação do zoneamento da área, desenvolvimento de estudos, monitoramento preventivo da área, realização e encaminhamento de denúncias, apoio às comunidades tradicionais e o programa municipal e estadual de ecoturismo.
Como o presidente Reis apontou em sua justificativa, essa gestão compartilhada também permite elaborar programas de eventos educacionais, esportivos e culturais, em parceria com as secretarias municipais e instituições públicas e privadas, além de diagnósticos dos meios físicos, biótico e antrópico, com vistas à elaboração de um Plano de Manejo da Unidade de Conservação, sem qualquer custo ao erário público.
Integração
Entre os trabalhos desenvolvidos, o ICC tem atuado em integrar a comunidade da Vila Sahy (localizada próximo à APA e caracterizada como Zona Especial de Interesse Social) em suas ações, educando, orientando, participando, ouvindo e diagnosticando as necessidades da comunidade como a falta de esgotamento sanitário, as fontes de poluição, acreditando que, após a implementação do Plano de Gestão, a comunidade ajudará no controle das invasões e na proteção da área.
Reis destacou que o papel do ICC é voltado para o fortalecimento da gestão participativa em uma Unidade de Conservação, como a APA Baleia-Sahy. O objetivo é criar as condições necessárias que facilitem a interlocução entre os diferentes atores envolvidos e, com isso, proteger e explorar a área turisticamente, de forma que a comunidade possa se autossustentar da APA.
Segundo o presidente do Legislativo, "é mais do que justo que o Instituto de Conservação Costeira seja declarado de Utilidade Pública diante da sua contribuição junto à sociedade de São Sebastião. O ICC vem prestando relevantes serviços ambientais e comunitários, na região da Costa Sul, no desenvolvimento de projetos e programas socioambientais autossustentáveis", frisou Reis em seu projeto.
Foto: Luciano Vieira/CMSS
02 Jul 2024 |
A Câmara de São Sebastião vai realizar uma sessão extraordinária, nesta terça-feira, às 14 hs.A presente sessão foi convocada pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Marcos Fuly, em conformidade com o Artigo 31, inciso I da Lei Orgânica do Munic...
08 Fev 2024 |
O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, cobrou do Executivo instalações de bicicletários em todas as repartições públicas e lugares estratégicos turisticamente, em nosso município. Ele destaca que a bicicleta é um meio de transporte barato, ecológ..
01 Nov 2023 |
O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Sebastião tomou posse nesta quarta-feira (01/11) em solenidade especial realizada no Plenário do Legislativo. Também hoje os vereadores adolescentes elegeram a Mesa Diretora do parlamento, que ficou definida..
26 Out 2023 |
A eleição do primeiro Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Sebastião transcorreu em clima de festa democrática, mobilizando cerca de 1.300 alunos de 12 escolas diferentes da rede municipal de ensino, abrangendo as três regiões do município (Centr..
20 Out 2023 |
A primeira eleição do Parlamento Jovem da Câmara de São Sebastião vai acontecer no próximo dia 25 (quarta-feira). Estão concorrendo às 12 vagas de “vereador júnior”, 23 estudantes de 12 escolas diferentes das três regiões do município (Centro, Costa Nor..
16 Ago 2023 |
A coordenadora nacional do Instituto Lixo Zero, Fátima Langbeck, foi recebida ontem na Câmara Municipal de São Sebastião pelo presidente do Legislativo, vereador Marcos Fuly. Na pauta do encontro foram discutidas ações ambientais que podem ser desenvol