11/Mar 2022

Câmara realizará sessão solene para entrega de título de Cidadão Sebastianense

No dia 16 de março, data em que o município comemora 386 anos de Emancipação Político- Administrativa, a Câmara Municipal realizará Sessão Solene para entrega de título de Cidadão Sebastianense, a partir das 10 horas, no Teatro do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro).

Após dois anos sem realizar o evento, a Câmara vai conceder 16 títulos aos cidadãos que se destacaram pelos trabalhos em prol da comunidade sebastianense.

O presidente José Reis destacou a importância da retomada desse momento especial depois das dificuldades nesses dois últimos anos em função da pandemia da Covid-19.

"Estaremos novamente reunidos para homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade. É momento para comemorar os 386 anos de emancipação de São Sebastião e agradecer a população e todos que lutaram para que nossa cidade pudesse se transformar em um lugar melhor para se viver. É momento de reverenciarmos nossas tradições, cultura e nossas raízes homenageando, também, nosso povo caiçara, motivo de orgulho para todos nós e que comemora sua data especial, o Dia do Caiçara, na próxima terça-feira, 15 de março".

Homenagens

Entre os destaques da sessão solene, será homenageado, pelo vereador Daniel Simões, o fundador do movimento "Acredite Sempre", Mauricio Neves, que orienta os empreendedores como realizarem os seus sonhos.

O parlamentar Marcos Fuly entregará o título de Cidadão Sebastianense ao Dr. Fernando Marangoni, secretário executivo de Habitação do Governo do Estado de São Paulo, que assinou dez ordens de serviços com o objetivo de beneficiar mais de duas mil famílias de São Sebastião.

Já, o vereador Daniel Soares vai homenagear o empresário Olivo Ramirez Balut, presidente do Clube Portal da Olaria por três vezes, integrante dos Conselhos do Fundo Social, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e da Saúde (COMUSS) que, atualmente, está no 3º mandato de presidente da Associação Comercial de São Sebastião.

O parlamentar Professor Cardim entregará o título de Cidadão Sebastianense a Orlando da Silva, Professor Dinho que, por 14 anos trabalhou na Secretaria de Esportes de São Sebastião, atuando nas escolinhas de base, como preparador físico e técnico dos times de futsal e futebol de campo, conquistando vários títulos para o município.

O presidente da Câmara, José Reis, homenageará o fisioterapeuta José Eduardo Massucato Jeremias, que atua nas unidades do Centro de Reabilitação Municipal de Boiçucanga e também na Topolândia. Atualmente, desenvolve atividade profissional com foco no tratamento de dor e em reabilitação do esporte profissional e amador.

Reis também homenageará a advogada Jaquelline Rodrigues Santana da Motta, primeira mulher a assumir a presidência da 136ª Subseção da OAB/ São Sebastião, reeleita para a gestão 2022/2024.

O vereador Pedro Renato da Silva entregará o título de Cidadão Sebastianense ao ex-vereador Jair Pires, eleito para a gestão 2013/2016, que trabalha como mecânico náutico e, no período de 2007 a 2008, foi presidente da Associação Amigos do Bairro do Jaraguá (ASABAJA).

Outro homenageado do parlamentar será o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, que, aos 36 anos, é o secretário mais jovem do Governo Dória e, em 2019, assumiu a presidência do PSDB Estadual.

O parlamentar Diego Nabuco entregará o título de Cidadão Sebastianense ao deputado federal Roberto Alves de Lucena que, desde 2011, atua no Congresso Nacional e destinou mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares para o município, verbas encaminhadas às áreas da saúde, turismo, infraestrutura e lazer.

Nabuco também vai homenagear o fundador da ABCD - Associação Brasileira de Combate às Drogas, Carlos Lothar Kautza, responsável pela emissão de licenças ambientais para execução de obras de saneamento básico, sendo a mais recente, a 2ª etapa do sistema de esgoto Barra do Una - Engenho, que beneficiou 32 mil pessoas.

O vereador Ercílio de Souza entregará o título de Cidadão Sebastianense para o engenheiro e proprietário de Hotel, em Cambury, Sérgio Betti filho, que no auge da pandemia da Covid-19 doou cestas básicas, sacolas solidárias e máscaras para os funcionários e pessoas com vulnerabilidade social, além de oferecer uma ala do hotel para abrigar médicos e enfermeiros.

O vereador também homenageará o embaixador do Projeto Cãominhada, Antônio Augusto Clerc Graziano, que teve participação marcante no Conselho de Segurança (CONSEG) e atuou como vice-presidente da Rádio Comunitária Costa Sul FM, onde tinha um programa chamado Recordar é Viver.

O vereador Wagner Teixeira entregará o título de Cidadão Sebastianense ao chefe do Grupamento Especial de Reação (GER), grupo de elite da Polícia Civil do estado de São Paulo, Fábio Bopp.

Teixeira homenageará, também, o campeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Carlos Bombonato Goulart, conhecido por Luizão, que reside no bairro de Maresias e apoia diversas pessoas e ações sociais e esportivas, de forma anônima.

O parlamentar André Pierobon vai entregar o título de Cidadão Sebastianense ao funcionário aposentado do Terminal Marítimo Almirante Barroso, Carlos Puríssimo, que, desde 2017, atua como ouvidor do Complexo Hospitalar de São Sebastião.

Ele também irá homenagear o professor da rede municipal de ensino, Gleivison Henrique Costa Gaspar, eleito vereador para dois mandatos, sendo o candidato mais votado em 2016. Em 2020, disputou a eleição municipal como candidato a prefeito.