01/Set 2022

Ercílio entrega Moção aos Protetores de Animais da Costa Sul

O vereador Ercílio de Souza prestou homenagem especial, na sessão de terça-feira (30), ao conceder a Moção nº 27/2022, de Aplausos e Reconhecimento aos Protetores de Animais da Costa Sul, pelos relevantes serviços prestados no município.

Em seu trabalho, destacou a atuação desses "voluntários que, há anos, vêm defendendo, lutando e protegendo os animais por toda a São Sebastião, em especial na região da Costa Sul, onde há um número maior na demanda dos animais".

O vereador explicou que os protetores vêm ampliando as informações e incentivando as denúncias contra maus-tratos e a adoção de pets abandonados, além de promover o bem-estar animal, auxiliando na divulgação de informações valiosas sobre os cuidados com cães e gatos de diferentes espécies, além de elaboração de projetos sociais de castração, vacinação e arrecadação de rações.

Ercílio citou a última campanha de castração realizada dia 13 de agosto, na Reserva do Ribeirão Silveira, em Boracéia, e dia 14, na Praça da Mentira, em Boiçucanga, onde mais de 300 animais, entre cães e gatos, foram castrados, em ação que envolveu vários apoiadores como o Centro de Controle de Zoonoses do município.

Foram homenageados os seguintes protetores: Claudia Stela Benedito, Flavio Mingatos, Cristiane Pontes, Telma Pereira, Lucimar da Soledade Pereira Ramos, Edeni Teresa Aparecida de Oliveira, Aline Passos Oliveira, Maria Leal de Sá, Sozeli Moreira, Tayna Aparecida dos Santos, Priscilla Esbano Dia e Morada das Ilhas.

Em nome dos protetores, Eleni Teresa agradeceu a homenagem concedida por Ercílio e citou a importância da ação que atendeu mais de 300 animais na Costa Sul. "Estamos convictos que castração é solução". Ela defendeu a necessidade de mutirões periódicos tendo em vista a distância dos bairros da Costa Sul ao CCZ, que fica na Costa Norte, pois muitas pessoas não têm condições de transportar seus animais, e cobrou o início das atividades com o Castra Móvel.

Edeni citou, ainda, que a conscientização sobre posse responsável deveria contar com ações nas escolas em todos os níveis até o núcleo do EJA e que deveria ser incluído na grade escolar informações sobre cuidados básicos com os animais e também a divulgação do 190 e da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal para que a população possa denunciar maus tratos.

Também foi destacada, pela protetora, a reivindicação dos voluntários para a criação da Casa do Bem-Estar Animal. "Nada de abrigo, acúmulo de animais, mas sim uma Casa de Passagem com demanda a ser atendida e fixada em momentos oportuno". Edeni solicitou, ainda, que seja colocada em prática a Lei 2827/2021 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos dos Animais.

Ao falar da dedicação e amor à causa animal, ela frisou que os protetores continuam nessa luta porque "salvamos vidas. Damos voz para aqueles que não tem. Obrigada a todos os vereadores. Essa é uma causa prá lá de animal".

O vereador Ercílio agradeceu a todos que contribuíram com as ações na aldeia indígena e em Boiçucanga. "Todos temos nossos animais, sabemos a importância. A gente sabe o que tá fazendo porque a gente ama. E, quando encontramos pessoas com os mesmos ideais, as coisas acontecem. São Sebastião estava devendo e ainda deve a vocês, protetores, e aos nossos bichinhos", afirmou Ercílio.

Fotos: Luciano Vieira/CMSS