02/Set 2022

Câmara sedia homenagem ao

Comemorado em 11 de agosto, o "Dia do Advogado" recebeu homenagem especial na sessão da última terça-feira (30), na Câmara Municipal de São Sebastião, em cumprimento à Lei 1953/2009. A solenidade foi realizada pela presidente da 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de São Sebastião, Jaquelline Rodrigues Santana da Motta.

De acordo com a lei, são homenageados dois representantes da classe. Este ano, as honrarias foram para os advogados Dr. Luiz Souza Padilla e Dra. Karina Gonçalves Ferraz Riela que receberam, também, o carinho do presidente José Reis e todos os vereadores.

"A advocacia é  um sacerdócio, sendo uma das profissões mais honradas e dignificantes, estando sua importância ressaltada como sendo a única profissão estabelecida em nossa Constituição. É através de nosso intelecto que somos responsáveis pela promoção da justiça e dignidade do Cidadão" destacou a presidente da OAB. Ela citou o artigo 133, da Constituição, que aponta: "o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei".

De autoria do vereador, na época, o advogado Paulo Henrique Ribeiro Santana, que atualmente ocupa o cargo de diretor da Atenção Básica na Saúde, a lei em homenagem ao "Dia do Advogado" foi uma iniciativa da OAB, pelo então presidente da instituição, Dr Luiz Tadeu de Oliveira Prado. Os dois participaram da solenidade em homenagem aos profissionais da advocacia.

Homenageados

De acordo com a presidente da OAB de São Sebastião, a escolha dos homenageados leva em consideração "suas histórias de vida, suas vidas dignas e honradas, suas lutas e conquistas pautadas nos deveres profissionais e no comprometimento que cada um tem com a defesa do cidadão".

Em relação ao Dr. Luiz Souza Padilla, a presidente destacou o empenho com que "vem exercendo na condução da construção de pontes entre as Instituições democráticas e a OAB, bem como no exercício de atuação à frente do Conselho Municipal da Regularização Fundiária, representando a OAB, acompanhando e resguardando os direitos de famílias em situação de vulnerabilidade social, para que tenham acesso à moradia e segurança jurídica da posse, atuando, portanto, para a promoção da cidadania e da justiça social".

A homenagem à Dra Karina Gonçalves Ferraz Riela levou em conta sua atuação na presidência da Comissão de Assistência Judiciária,  "pois, há mais de 25 anos, a OAB tem custeado os trabalhos prestados aos assistidos, contando com a colaboração do trabalho de advogadas e advogados beneméritos", frisou Jaquelline.

"Dra. Karina é uma dessas pessoas digna de aplausos. Trabalha em benefício do hipossuficiente, atua em nossa comissão de forma voluntária, disponibilizando o seu precioso tempo e até mesmo o seu contato pessoal pois, no período da pandemia, muitas vezes atendeu no seu telefone particular não só os colegas para supressão de dúvidas sobre o convênio firmado entre OAB e Defensoria Pública, mas também aqueles que não possuem dinheiro para pagar um advogado particular e necessitava da nomeação de um advogado pela Assistência", explicou a presidente da Subseção da OAB de São Sebastião.

Fotos: Luciano Vieira/CMSS