29/Set 2021

Vereadores aprovam moção de repúdio contra auto- serviço nos postos de gasolina

Foi aprovada a moção nº 24/21, de autoria do vereador Felipe Cardim, de repúdio à Emenda nº 18, de autoria do Deputado Federal Kim Kataguiri, incluída na Medida Provisória 1063/2021, que revoga a Lei nº 9.956/2000.

A emenda visa permitir o funcionamento com "auto- serviço" nos postos de gasolina, excluindo a obrigatoriedade dos trabalhadores frentistas.

O parlamentar explica que a obrigatoriedade de utilização dos frentistas se dá a mais de 20 anos e, embora, contribua com os custos dos combustíveis, não é o fator principal para determinar as constantes elevações em seu preço final.

De acordo com a FENEPOSPETRO (Federação Nacional dos Frentistas), essa Medida Provisória pode comprometer o emprego de mais de 500 mil trabalhadores da área e seus respectivos familiares.