03/Abr 2024

RENATO COBRA DESASSOREAMENTO DO RIO CUBATÃO EM BARRA DO UNA

O vereador Pedro Renato solicitou ao Executivo informações sobre o envio de projeto para a CETESB visando a liberação para desassoreamento do Rio Cubatão, em Barra do Una. Ele relatou que no dia 09/03/2024, no Iate Clube da Barra do Una, foi realizada reunião aberta à toda a população, na qual foi apresentado o projeto de enrocamento e molhe do Rio Una e de desassoreamento de parte do rio.

O parlamentar destacou que, naquele encontro, questionou sobre a possibilidade de ser efetuado desassoreamento do Rio Cubatão, em especial que seja efetuada de forma manual, uma vez que gera menos impacto ambiental.

“O Rio Cubatão também precisa ser desassoreado para que as comunidades da Vila dos Mineiros, QG e todo o Sertão da Barra do Una parem de sofrer com a baixa vazão do rio Cubatão decorrente do enorme acúmulo de areia na sua calha natural. Assim, questiono sobre a real a possibilidade de ser efetuado este desassoreamento de forma manual. Caso positivo, o Poder Executivo já pode dar inicio no processo de licenciamento junto a CETESB? Caso negativo, justificar as razões que impedem”, indagou o vereador Renato.