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03/Abr 2024

REIS PEDE UNIDADE DE POLO DE EMPREGO INCLUSIVO E INCENTIVO A PRODUÇÃO LITERÁRIA EM SÃO SEBASTIÃO

O vereador José Reis está solicitando informações ao Executivo sobre a possibilidade de fazer gestões, junto ao Governo do Estado de São Paulo, para trazer ao município uma unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva para atendimento em todo o Litoral Norte.

Reis ressaltou a importância e necessidade da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, uma vez que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprova que pessoas com algum tipo de deficiência têm maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho e acesso à educação.

Segundo o parlamentar, a pesquisa, divulgada no final de 2022, apontou que 18,6 milhões de brasileiros, com dois anos ou mais, têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 9% da população dessa faixa etária e que, desse total, apenas 26% das pessoas com deficiência estavam inseridas no mercado de trabalho, sendo que mais da metade, na informalidade, enquanto, entre as pessoas sem deficiência, o índice chegava a 60% de inseridos no mercado de trabalho.

INCENTIVO A PRODUÇÃO LITERÁRIA

Em outro requerimento , o vereador Reis solicita Informações ao Executivo sobre a possibilidade de realizar estudos para elaboração de legislação específica de fomento e incentivo à produção literária local, à preservação da cultura e memória do município, bem como a aquisição de publicações de autores locais para utilização na rede municipal de Ensino.

Reis considera que o incentivo à leitura é parte fundamental do processo de alfabetização por colaborar com o desenvolvimento crítico e cognitivo dos futuros adultos, sendo que especialistas recomendam que esse hábito deve começar na primeira infância colocando as crianças desde cedo em contato com os livros.

Ele destacou que o Brasil precisa avançar muito nas políticas públicas de leitura e escrita, uma vez que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua Educação, de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 11 milhões de brasileiros são analfabetos, estimando, ainda, que até 29% da população seja analfabeta funcional, que é a incapacidade de, mesmo sabendo ler, não conseguir compreender e interpretar textos e ideias e fazer operações matemáticas.



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