Notícias #NoticiasDaCâmara

24/Jun 2021

Pixoxó pede informações sobre rede de energia no Lobo Guará e abandono do antigo PA de Boiçucanga

A instalação de rede de energia elétrica para proporcionar mais qualidade de vida e segurança aos moradores do Núcleo Lobo Guará, em Cambury, Costa Sul de São Sebastião, foi um dos temas defendidos pelo vereador Giovani dos Santos (Pixoxó) na sessão de terça-feira 22. Outro ponto abordado foi o estado de abandono em que se encontra o prédio onde funcionava o antigo P.A de Boiçucanga.
A cobrança do estudo, que seria realizado junto com a empresa EDP São Paulo Distribuição de Energia S/A, para instalação de Rede de Energia Elétrica para a comunidade do Lobo Guará, foi feita no Requerimento nº 320/2021. Pixoxó cobrou o atendimento baseado em respostas do Executivo a proposituras anteriores.
Segundo Pixoxó, em resposta ao Requerimento nº 581/2017, o prefeito Felipe Augusto informou, por meio do Ofício nº. 1773/2017, que a "administração, através da Secretaria de Serviços Públicos, juntamente com a administração das empresas responsáveis, estaria realizando estudos de viabilidade para que a população pudesse ser atendida".
Já, na resposta ao Requerimento nº 536/2019, por meio do Ofício nº 1470/2019, a administração explicou o seguinte:"o núcleo urbano informal de interesse social denominado Lobo Guará, no bairro de Cambury, encontra?se em processo de regularização fundiária, e a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, solicitou à EDP Brasil Distribuidora de Energia Elétrica a regularização no fornecimento de rede de distribuição de energia residencial no núcleo, autorizando o início e desenvolvimento dos trabalhos em parceria".
Nessa mesma resposta, a Prefeitura informou que a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária forneceria a planta do núcleo e realizaria as vistorias conjuntas necessárias para indicação da parte regularizável e viabilização do projeto junto à EDP Brasil. "A comunidade está inserida no núcleo urbano informal de interesse social nº. 26, Lobo Guará, no bairro de Camburi, que se encontra em processo de regularização fundiária na respectiva secretaria".
Diante das respostas, Pixoxó pediu informações se houve o referido estudo de viabilidade e autorização para o início e desenvolvimento dos trabalhos em parceria com a EDP, para instalar a rede de energia elétrica no local.
Abandono
As precárias condições do antigo prédio onde funcionava o P.A de Boiçucanga foram destacadas no Requerimento nº 321/2021. Após reclamação dos moradores, a equipe de Pixoxó foi fiscalizar o local constatando que o prédio está "deteriorado e abandonado". Por isso, o vereador indagou se existe algum projeto destinado para o referido prédio.
Pixoxó explicou que fez inúmeros requerimentos, a pedido dos munícipes, solicitando a instalação de berçário, nova creche, Centro Comunitário, uma Base da Defesa Civil, Base do Corpo de Bombeiros, Agiliza Costa Sul, Regional da Seduc, em Boiçucanga. Mas, por "falta de espaço público, nenhuma dessas solicitações foram atendidas até o momento", afirmou o vereador. Ele voltou a pedir à administração se existe a possibilidade de realizar estudo para atender alguns desses pedidos no imóvel citado acima.
Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário