15/Mar 2023

Parabéns, São Sebastião

387 anos - Uma história viva no coração do seu povo

Em 16 de março de 1636, o povoado de São Sebastião foi elevado à categoria de Vila, por Pedro da Mota Leite, procurador do herdeiro da Capitania de Santo Amaro, Dom Luís de Castro, conhecido como o conde de Monsanto.

Você sabia que essa história está registrada no Obelisco, localizado na Rua da Praia?

Lá também existe uma placa com os nomes dos primeiros povoadores: Diogo de Unhate, Diogo Dias, Francisco de Escobar Ortiz, Gonçalo Pedroso e José de Abreu.

O obelisco foi uma doação do governador do Estado de São Paulo, Armando Salles de Oliveira, em comemoração aos 300 anos de Emancipação Politico- Administrativa.

Há 87 anos, os moradores convivem com esse monumento. É difícil encontrar um sebastianense que não tenha brincado em suas escadarias ou encostado nele para descansar e conversar com os amigos.

Ele está tão integrado na paisagem do local que poucas pessoas o observam com atenção. No entanto, ele já teve dias de glória!

A sua chegada à cidade, em 1936, foi um grande acontecimento, uma Comissão Geral foi composta pelo presidente da Câmara, vereadores, juiz, promotor e professores para organizar os festejos.

Em 1955, dezenove anos depois, o presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Joviniano Vasconcellos, redigiu um ofício ao prefeito Sebastião Santana Branco solitando que enviasse à Câmara uma autorização para que fosse construído um novo obelisco, dessa vez, em homenagem a Dr. Armando Salles, junto anexou um desenho, especificando o tamanho e o formato da construção.

O presidente da Associação Comercial atribuía a ele conquistas importantes para a cidade, como o início da construção do cais do porto e da rodovia e pretendia "erigir um marco (...) para relembrar o trabalho de renascimento da cidade executado pelo estadista", na Praça Major João Fernandes.

Esse documento está guardado no acervo do Arquivo Público do Legislativo.

Não conseguimos comprovar se o obelisco chegou a ser construído. Atualmente, neste local, está um monumento em homenagem a Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, inaugurado em 1974.

Ao comemorarmos os 387 anos da fundação de São Sebastião, aproveitamos para contar um pouco sobre o passado e recordar os homens que ajudaram a construir a sua história.

Você tem fotos no obelisco da Rua da Praia? Publique e marque o Arquivo Público da Câmara. #arquivopublicocmsss

Obs: A pesquisa histórica para essa matéria foi feita pela jornalista Silvia Regina do Amparo, com base nos documentos encontrados no Arquivo Público do Poder Legislativo. Se você tem mais informações sobre o fato narrado, compartilhe conosco.