13/Mar 2024

NABUCO PEDE INFORMAÇÕES SOBRE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO E ENTREGA DE KITS MATERNIDADE

O vereador Diego Nabuco solicitou ao Executivo informações, por intermédio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Coordenadoria de Saúde Bucal, sobre o atendimento de urgência odontológica disponibilizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e no Hospital de Boiçucanga. Segundo ele, os usuários têm expressado insatisfação devido à falta de tratamento odontológico adequado durante os plantões.

Nabuco recebeu queixas de demora de 2 a 3 horas para a chegada do dentista durante o período noturno; e informa que o fato levanta preocupações sobre a disponibilidade e eficácia dos serviços odontológicos nessas instituições de saúde.

Diante das reclamações dos usuários sobre a falta de tratamento adequado para suas dores, como curativos endodônticos, extrações ou restaurações de dentes fraturados, o vereador indaga quais procedimentos odontológicos estão disponíveis durante os plantões na UPA Central e no Hospital de Boiçucanga. Da mesma forma, Nabuco pede esclarecimentos sobre a falta de plantão presencial nessas unidades de saúde.

KITS MATERNIDADE

Em outro requerimento, Nabuco pede informações sobre os kits maternidade disponibilizados às gestantes referenciadas pelo SUS e SUAS. Ele destacou que, em 21 de dezembro de 2023, a prefeitura publicou uma matéria informando que, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), irá entregar kits de maternidade para mães de recém-nascidos em uma ação de saúde destinada a atender às famílias carentes que necessitam desse apoio;

Contudo, segundo relata o vereador, as mães estão procurando pelos kits e não conseguem obtê-los devido à falta de informações adequadas por parte dos funcionários do CRAS. Os kits maternidade são compostos por uma bolsa contendo itens como roupas, sapatinhos e fraldas descartáveis para recém-nascidos, além de pomada para assaduras, escova e pente de cabelo, óleo hidratante para bebê, talco cremoso, sabonete líquido, termômetro, toalha, entre outros produtos, conforme estabelecido pelas normativas de saúde.

Diante da importância dessa distribuição, o vereador indaga se os kits maternidade já estão sendo disponibilizados; desde quando; qual o local específico onde essas mães devem se dirigir para receber o kit maternidade; e, em caso negativo, qual o motivo da não disponibilização até o momento.