23/Nov 2021

Meio Ambiente: Presidente Reis conhece projeto de reciclagem da Fatec

O presidente da Câmara de São Sebastião, José Reis, recebeu, recentemente, o professor da Fatec, Carlos Oliveira, e Jobson de Oliveira, que apresentaram o trabalho de pesquisa realizado por alunos do Curso de Gestão Empresarial da Fatec, em 2019, que tem como tema "A viabilidade econômica de um carrinho adaptado para coletas de latas de alumínio na cidade de São Sebastião".

O trabalho está entre os quatro projetos acadêmicos selecionados, na época, para serem homenageados pela Câmara, conforme o Decreto Legislativo nº 11/2019, proposto pelo ex-vereador Gleivison Gaspar, com o intuito de homenagear autores de trabalhos acadêmicos voltados para o município de São Sebastião, em sessão solene de aniversário da cidade, em 16 de março.

A proposta seria realizada, pela primeira vez, no ano passado. No entanto, a comemoração foi cancelada em função da pandemia do Coronavírus. Ao apresentar o projeto ao presidente, os pesquisadores explicaram a importância de se obter apoio para a realização de estudos mais aprofundados e parcerias que possibilitem que ele seja desenvolvido no município.

Adaptação

A proposta dos alunos da Fatec foi criar um carrinho adaptado para coleta de latas de alumínio que ganha cada vez mais força no mercado de embalagens de bebidas devido a sua versatilidade, potencial econômico e possibilidade de ser reinserida através da reciclagem na indústria metalúrgica.

No projeto, eles explicam que, cada vez mais, as pessoas realizam a coleta de latas como meio de sustento visando solução que proporcione melhores condições de trabalho, no dia a dia, para os catadores de latas de alumínio da cidade. Para isso, os alunos desenvolveram um carrinho adaptado, com tambor de 200 litros e um amassador de latas acoplado, que apresentou capacidade máxima de coleta de 21,5 kg de lata de alumínio já amassadas.

Os testes realizados em um pequeno local de compra e repasse de materiais recicláveis, no bairro da Topolândia, indicaram que o projeto pode ser viável para o catador se adquirido em épocas de temporada de verão quando a quantidade de latas aumenta muito. Porém, há a necessidade de estudos mais aprofundados, principalmente em função dos períodos de sazonalidade e levantamento das pessoas que realizam essa atividade.

O projeto apontou a importância desse trabalho uma vez que o Brasil, segundo dados da Revista ABRALATAS, é "líder no ranking mundial quando se trata de reciclagem de latas de alumínio", pois recicla, "desde 2009, média de 97,7% de suas latas produzidas".

O presidente Reis destacou a importância da pesquisa realizada pelos alunos da Fatec e também a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos catadores.

"Tudo isso faz parte da Política de Resíduos Sólidos e precisamos encontrar alternativas de melhorar e ampliar o processo de reciclagem", frisou Reis. Ele acha essencial que o projeto seja melhor discutido, com os setores ambientais, para que sejam firmadas parcerias que possibilitem desenvolvê-lo no município.

Fotos: Divulgação | CMSS